MPB (Música Popular Brasileira) é um conceito que surgiu nos anos 60, grosso modo é a mistura da bossa nova com a música de protesto em voga nos primeiros anos da Ditadura Militar no Brasil (1964 - 1985). Alguns nomes se sobressaíram nesse início como Chico Buarque e Elis Regina, só mais tarde Caetano Veloso e Gilberto Gil entrariam para esse grupo, na época eles eram vistos como "Tropicalistas".
Uma das heranças da MPB foi a incorporação do jazz americano, algo que a bossa nova vinha fazendo desde o final dos anos 50. Isso tornou a harmonia da MPB mais rica e "moderna", não por acaso, no princípio era chamada MMPB - Moderna Música Popular Brasileira, em oposição aos estilos considerados mais "antigos" como o samba e o choro.
A MPB fez escola, e nesse rol entraram outros nomes como Gal Costa, Djavan, Leila Pinheiro (apesar dela vir da bossa nova) e dezenas de outros artistas. Uma das mais recentes cantoras do estilo é a potiguara Roberta Sá cujo disco de estreia, Braseiro, é de 2005. É dessa linha de artistas que descende a cantora paranaense Fran Rosas. Ela já tem uma carreira respeitável na cena curitibana e agora lança "Lume" seu álbum de estreia.
Gestado por cinco anos, o álbum traz diversas influências que no geral podemos chamar de MPB, mas com toques de soul, jazz, guitarras que esbarram no rock e ritmos mais específicos da cultura brasileira como o maracatu. É um trabalho rico que merece uma atenta audição.
Lúcia Porto
Comentários
Postar um comentário