Pular para o conteúdo principal

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico Ades Nascimento, responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum. 

"Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke, e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin. O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio.

Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz. Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições.

Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ao contrário, à curadoria do Estúdio Sesc/Pr, do Paço da Liberdade em Curitiba. Nesse momento já sabia quem escolher para produzir o meu álbum. Bastava que fosse aprovado. A essas alturas já havia decidido gravar o álbum, mesmo que tivesse de ser com recursos próprios, e eu e Luque já iniciáramos a sua pré produção.

Até que recebi do Sesc, o comunicado de aceite de meu Projeto para ser gravado e produzido no Estúdio do Paço. Uma ótima notícia, para nós! A escolha dos instrumentos, de quem iria tocá-los e a manutenção dos arranjos, foi um trabalho marcante  no processo de gravação. 

De repente me vi entre dois profissionais com muito conhecimento e ampla experiência em seus ofícios. O Luque Diaz e o produtor do Estúdio do Paço, Lucas Paixão. Foram esses dois produtores que, após 100 horas de muita curtição, trabalho e dedicação, deram vida para o sedA."

Destaco as faixas "Encontro" e "Campi" como as que mais me tocaram.


1) Umas voltas - pop rock / mpb

2) Paissagem - balada experimental

3) Repouso - rock experimental

4) In memoriam - tema instrumental muito bonito

5) Anônimo - rock rural

6) Encontro - balada bela e romântica

7) Brincadeira - baião rock

8) Sem ninguém - pop rock / mpb

9) Entendimento - balada

10) Gestação - pop / rock

11) Campi - solo de guitarra portuguesa de 12 cordas, com afinação típica de Coimbra.

12) Santo - pop / rock


Ficha Técnica:

Seda

Álbum de Ades Nascimento, gravado no Paço da Liberdade Sesc / Curitiba - PR / BR 2019 e 2020. Direção musical: Luque Diaz & Lucas Paixão. Realização de: Ades Nascimento, Bárbara Kirchner, Gian Dijinsk, Gabriel Floriani, Luque Diaz, Marcelo Brum - Lemos e Mateus Sokolowski.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...