rua manoel pedro nº 869, cabral - curitiba / pr (julho - 2002).
provavelmente a antiga sede dos estúdios "audisom ltda (discos wox)",
que ficava no nº 845.
em julho de 2002, logo depois de formada em música pela ufpr, saí pela cidade em busca dos endereços de dois estúdios de gravação lendários em curitiba. o primeiro deles era os estúdios da "audisom ltda (discos wox)" que ficava na rua manoel pedro nº 845, no bairro do cabral. o número não existia mais e o que encontrei próximo do que seria os estúdios da "audisom" foi a sede da editora de vídeos "filmcenter".
capa do disco "todos os cantos" do I festival paranaense de MPB de 1981 - gravado nos estúdios da "audisom ltda (discos wox)".
um dos discos clássicos da MPB paranaense gravado nos estúdios da "audisom" foi o lp "todos os cantos" que reunia compositores de todo o estado. no disco, entre outras, há uma música de celso loch (que tornou-se um dos mais importantes compositores do paraná), uma interpretação da cantora rosa lídia, uma das fundadoras do grupo nymphas em 1978 e a participação nos teclados, como músico da banda de apoio, de uma iniciante chamada eliane elias. pouco depois eliane foi para nova york e assinou com a blue note, tornando-se uma estrela do jazz mundial.
lp "vitrais" de rosy greca lançado em 1986 - gravado e mixado
nos estúdios da "audisom ltda (discos wox)".
nos estúdios da "audisom ltda (discos wox)".
outro disco emblemático da música paranaense gravado nos estúdios da "audisom" é o lp "vitrais", primeiro disco solo da cantora e compositora rosy greca. ela tornou-se uma das vozes mais representativas do estado, ao longo de mais de quarenta anos de carreira. o disco foi resenhado pelo jornalista e crítico musical aramis millarch (1943 - 1992), talvez o mais importante crítico musical do paraná de todos os tempos e um dos mais respeitados do país.
rua bento viana nº 405, batel - curitiba / pr (julho - 2002).
antiga sede dos estúdios "sir - laboratório de som e imagem".
o "sir - laboratório de som e imagem" foi o primeiro estúdio curitibano de nível nacional, fundado em 1977 pelos empresários túlio vargas e percy tramplin. segundo o livro "uma fina camada de gelo" (eduardo mercer apud "a descontrução da música no paraná" org. manoel neto) de 2017, ao custo de 1 milhão e 700 mil dólares em valores atuais. era considerado pelos músicos como o "abbey road" curitibano.
minha amiga e cantora michele mabelle segurando um dos muitos lps
da carreira do grupo curitibano "samjazz". o disco foi gravado no "sir - laboratório" em 1979
e conta com músicas de paulo chaves (1952 - 2014), celso loch, paulo vítola, tatára e lápis (1942 - 1978).
"tons & batons" - 2º lp do grupo nymphas gravado no "sir - laboratório" em 1984.
o nymphas é um grupo vocal feminino curitibano com mais de 40 anos de carreira.
o antológico disco "água" do compositor chico mello e do saxofonista helinho brandão,
gravado no "sir - laboratório" em 1984.
é o primeiro disco da carreira do premiado compositor.
"tons & batons" - 2º lp do grupo nymphas gravado no "sir - laboratório" em 1984.
o nymphas é um grupo vocal feminino curitibano com mais de 40 anos de carreira.
gravado no "sir - laboratório" em 1984.
é o primeiro disco da carreira do premiado compositor.
o "sir - laboratório de som e imagem" pediu falência no final dos anos 90, vinte anos após sua inauguração e no ano 2000 foi vendido para um grupo suíço. até 2002 (ano da minha fotografia) ainda funcionava, hoje o imóvel está abandonado e o terreno a venda.
Essa postagem tem tudo a ver comigo. Celso Loch é meu parceiro em várias composições, uma das quais - Tributo ao Rio (Belém) - está gravada no LP do SamJazz Quintet, gravado no Sir Laboratório. Nesse estúdio foi gravada minha primeira música com registro profissional - "Voar é com os Pássaros", também em parceria com o Celso Loch, na voz de Paulo Chaves, a qual tocou muito na extinta Rádio Iguaçu. E na Audisom/Filmcenter gravei centenas de jingles publicitários de minha autoria, quase todos com arranjos do fantástico mestre e maestro Fernando Montanari. No Sir Laboratório tive ainda a honra de ter alguns jingles gravados com arranjos do maestro Lindolfo Gaya, um dos gênios da música brasileira. E participei do disco Todos os Cantos, na Audisom, retratado e referenciado neste post. Nos dois estúdios conheci a nata dos músicos locais, tantos e tão bons que faltaria espaço para citar todos. Mas encerro com uma referencia especial ao talento do Carlinhos Freitas, um dos melhores bateristas e engenheiros de som que existe nesta terra dos pinheirais.
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