Pular para o conteúdo principal

Não sigo as regras antes de refletir - Operações Especiais


Operações Especiais | Netflix

desde que me assumi mulher trans, uma das coisas que sempre me chamam a atenção é como ser mulher pode ser desafiador. a superação da personagem francis correa (cleo pires) é algo difícil de acreditar, ela tem tudo pra dar errado. no entanto, tem uma única qualidade, não desistir das coisas.

na primeira cena de ação do filme, francis trabalha como recepcionista em um hotel, que é invadido por homens armados, essa cena foi baseada em fatos reais. o local invadido foi o hotel cinco estrelas "intercontinental", que fica em são conrado, zona sul do rio janeiro. dez homens armados invadiram o hotel na manhã do dia 21 de agosto de 2010, eles voltavam do morro do vidigal (nos limites de são conrado) e foram encurralados pela polícia. esses homens pertenciam a ADA (amigos dos amigos), facção que dominou o tráfico de drogas na rocinha (que também faz fronteira com são conrado) de 2004 a 2011. na época a facção era liderada por antônio francisco bonfim lopes - o "nem" da rocinha. a invasão foi notícia no mundo todo e "nem" tornou-se o bandido mais procurado do rio de janeiro.

o filme corta para novembro de 2010 e o roteiro mistura um pouco as coisas. a mãe da personagem francis, fala na invasão do alemão. na verdade a tomada do complexo do morro do alemão ocorreu em 27 de junho de 2007 - onde o tráfico de drogas era administrado pelo CV (comando vermelho). pela linha histórica, a personagem está se referindo a invasão da vila cruzeiro, que fica no bairro da penha - na zona norte. essa invasão ficaria conhecida por imagens dos telejornais, onde traficantes fugiam por uma estrada secundária em direção a mata, que faz fronteira com o complexo do alemão, onde os traficantes da vila cruzeiro se esconderiam - por isso houve mais uma invasão no complexo.

nessa passagem francis entra para a polícia civil, a princípio apenas para trabalhos burocráticos, mas para sua surpresa é convocada a fazer parte de um grupo de operações especiais, onde ela tem tudo pra dar errado. na verdade quem a ajuda a permanecer no grupo é o experiente policial décio - numa brilhante atuação do ator fabrício boliveira, aliás, o elenco todo, foi muito bem escolhido.

com a instalação das upp (unidade de polícia pacificadora) nas comunidades do rio, muitos faccionados fogem para o interior do estado. é justamente para encontrar e prender esses faccionados que o grupo de elite de francis é designado.

bom filme de ação do cinema nacional, dirigido por tomás portella e lançado em 2015.

veja o trailer:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...