Pular para o conteúdo principal

making off - violão solo by lúcia porto

 
antiga sede dos estúdios atuarte: rua duque de caxias 173 - curitiba.

quando entrei nos estúdios da atuarte em 04 de junho de 2007 para gravar a minha "sonata para violão em mi menor", sinceramente não imaginei que um dia pudesse lançar um EP solo de violão instrumental. nessa época essa peça chamava-se apenas "variações em lá menor" - só reparei no equívoco alguns anos depois, quando analisei a partitura dos três movimentos e notei que a tonalidade era outra e mudei o nome da composição.

precisei passar por um longo período de amadurecimento musical para retomar minhas composições para violão. na época ainda era bastante ligada a ideia de banda e pensava as coisas muito como guitarrista. por outro lado, já sabia que minha vida de rockstar tinha acabado no início da década, mas não conseguia pensar claramente sobre futuro. quando a banda em que estava (os imperdoáveis) chegou ao fim, olhei minha guitarra e meu amplificador e passei a refletir. a logística pra se ter uma banda é complexa e não sou exatamente um exemplo de pessoa bem sucedida financeiramente. o fato é que, sem banda seria difícil continuar tocando guitarra e sem tocar guitarra não faria sentido continuar na música e bons anos se foram até eu notar o violão novamente.

nos estúdios da track cheio gravando os primeiros estudos para violão que mais tarde se tornariam as "waltelnianas" - 20 de fevereiro de 2014.
 
2012 e 2013 foram anos em que foquei minhas atividades musicais no violão e também conheci o pessoal da track cheio - um pequeno selo curitibano voltado para o rap. eles toparam realizar gravações de violão e registrei meus primeiros "estudos - nº1 e nº2 para violão solo" em 20 de fevereiro de 2014, que havia composto nos anos anteriores. mais tarde esses "estudos" serão parte da peça "waltelnianas".

sala dos microfones nos estúdios da track cheio, de costas meu violão giannini - 2014.

mesmo tendo algum material para violão gravado, senti a necessidade de aprimorar minha técnica um pouco mais. waltel branco (1929 - 2018) era uma referência pra mim desde o início dos anos 00 e foi com intenção de tocar algumas peças dele que me matriculei novamente em uma escola de música. foi um desafio que envolveu concentração, disciplina e estudos diários

apresentação de "violão solo" no canal da música em curitiba interpretando "as cores do leme" do maestro waltel branco - 28 de setembro de 2014.

além disso tive que superar minha timidez atroz. subir em um grande palco, sozinha e apresentar uma peça para violão solo acabou com os meus nervos. foi a primeira vez que enfrentei uma plateia nessas condições. mas apesar de tudo, estava segura em relação a peça, pois havia gravado alguns meses antes, no mesmo estúdio da track cheio. o selo foi importante nesse processo, pois retornei ao estúdio em março de 2015 para registrar o "estudo para violão nº3" e assim fechar a trilogia das "waltelnianas".

de volta ao estúdio da track cheio pra gravar o "estudo para violão nº3" que fecharia as "waltelnianas" - março de 2015.

a ideia de um trabalho solo autoral ainda levaria um bom tempo para amadurecer. insegura em relação a qualidade do meu material, fiquei mais propensa a me mostrar como intérprete, tocando outros compositores de expressão, até que minha vida virou do avesso em 2017. como você deve saber me assumi mulher trans durante minha passagem pela clínica psiquiátrica, além da disforia de gênero, esqueci praticamente tudo o que tocava no violão

apresentação de "violão solo" no sarau trans da primavera - café mafalda - 06 de outubro de 2019.

desde então venho passando por um processo de reconstrução contínuo em todos os sentidos. tive que reaprender todas as músicas que compunham meu repertório, além das peças que compus e que não tocava há tempos. a ideia do EP "violão solo" foi ganhando forma aos poucos, primeiro foi o nome de um possível show que nunca aconteceu, no entanto, houve duas pequenas apresentações em eventos da comunidade LGBT.

processo de maquiagem para o ensaio da fotógrafa isabella lanave. make up: daniele oliveira - set.2019.

foi um processo longo até organizar as quatro faixas que compõe o EP (sonata para violão em mi menor, waltelnianas, as cores do leme e água com gelo) e finalizar o processo de remasterização e confecção da mídia em CDR que ficaram prontas em setembro de 2020.

arte da capa do EP "violão solo"  (trajano records) - set. 2020. foto: isabella lanave - set. 2019.

se você ainda não ouviu aproveite e ouça no link abaixo. obrigada, de nada.
lúcia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Frevo Mulher - uma interpretação

apesar de amelinha ter lançado "mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor" em (1982), para compreender um pouco da letra de "frevo mulher" (1979) precisamos olhar para "mulher nova, bonita e carinhosa..." .  "mulher nova..." é um poema escrito pelo repentista e poeta popular pernambucano otacílio batista patriota (1923 - 2003), em princípio lançado no álbum "violeiros do pajeú" de 1973. é um poema que aborda vários conquistadores da história da humanidade e suas relações de amor com mulheres mais jovens, entre eles o cangaceiro  virgulino ferreira da silva (1898 - 1938), o lampião e seu romance com maria gomes de oliveira (1911 - 1938), a maria bonita . a época do lançamento de "frevo mulher" , amelinha (amélia cláudia garcia collares) era casada com zé ramalho (josé ramalho neto) compositor de "frevo..." , eles foram casados de 1978 à 1983. como zé ramalho musicou ...