Pular para o conteúdo principal

entrevista perdida de Yndia Selba Rodas

 

entrevista concedida à revista curitibana "mude de ideia" em 1995

india selba rodas (yndia) é uma cantora curitibana de origem paraguaia (nascida em assunção), que ficou muito conhecida no final dos anos oitenta no paraguai, argentinabrasil por suas versões em castelhano para clássicos do rock. seu primeiro compacto, lançado pela BMG - ariola  em 1989, traz a faixa que tu quieres de mi uma versão para better be good to me - composição dos hitmakers mike chapman, holly knight e nicky chinn. a faixa foi gravada inicialmente pela banda norte americana spider (não confundir com a homônima britânica) no seu segundo álbum between the lines de 1981, mas ficou mundialmente conhecida na voz de tina turner em seu clássico álbum private dancer de 1984.

em 1993 yndia lançou seu segundo compacto, também pela BMG,  que traz corazon - versão para one year of love do queen, composição do baixista john deacon, que está em a kind of magic de 1986 e my angel uma releitura de shine my machine da suzi quatro - composição da própria suzi e do guitarrista da banda len tuckey, que está no álbum de estreia da banda the suzi quatro de 1973.

em 1995 yndia ainda trabalhava na divulgação do seu segundo compacto e deu uma pequena entrevista para uma publicação em papel, ao que parece a revista se chamava mude de ideia. se alguém souber o nome da publicação e do jornalista que a entrevistou, é só avisar que dou os créditos. a entrevista completa está transcrita abaixo, com os erros de digitação das músicas e bandas corrigidos.

*       *       *

"cantora de rock latino americana, está se radicando no brasil, por intermédio da médici manager do nosso amigo luiz médici que aliás é um expert do jet set internacional. yndia está lançando em curitiba seu 2º disco no dia 3 do mês de agosto de 1995 às 22:00 horas local no clube show na rua fernando de noronha, 280 bairro da boa vista. anteriormente por intermédio do 1º disco, que foi 1º lugar nas paradas do paraguai e argentina, yndia participou do programa "jô soares onze e meia", líder absoluto de audiência e que todos sabem só recebe quem tem valor e faz sucesso. para este novo lançamento, yndia se esmerou na produção, gravou pela BMG ariola, digitalizado, utilizando-se de quarenta e oito canais, com a última palavra em tecnologia fonográfica. músicas belíssimas, com o encontro da voz portenha, são garantias de sucesso. corazon é uma versão da trilha sonora do filme "highlander", originalmente - one year of love do grupo queen. outra que promete, é my angel versão da música shine my machine da cantora suzi quatro.

mi (mude de ideia): yndia há quanto tempo você canta?

yndia: eu, yndia selba rodas canto desde pequena, mas a personagem yndia está sendo institucionalizada há 8 anos.

mi: quantos discos você já gravou?

yndia: dois, sendo que o segundo será lançado em agosto desse ano. 

mi: por que você escolheu curitiba como base de operação?

yndia: porque curitiba, além de ser a cidade de maior padrão de vida da américa do sul, é um ponto intermediário entre são paulo e o paraguai.

mi: seus músicos são todos brasileiros?

yndia: sim, todos curitibanos.

mi: quem são os músicos?

yndia: baixo - everando dos santos, guitarra - rubens, bateria - ivo paduin e teclados - nani.

mi: o que representa a yndia produções?

yndia: a yndia produções divide - se em parte de sonorização e iluminação, somando um total de 5 toneladas de equipamentos.

mi: você já fez música com tema político?

yndia: não.

mi: por que?

yndia: porque a música não deve ser destinada a resolver problemas políticos, e sim a levar alegrias e satisfação ao público.

mi: existem músicos que sobem em qualquer palanque de campanha política, desde que recebam um bom cachê? o que você acha de quem faz isso?

yndia: quem trabalha dessa maneira, é por uma questão financeira.

mi: alguma vez você já fez campanha para algum políticocom que cujas ideias não concordasse?

yndia: não.

mi: se fosse chamada para ocupar o ministério da cultura e tivesse 1 milhão de dólares para gastar onde colocaria esse dinheiro?

yndia: nos teatros para que diminuísse o custo do aluguel e torná-los acessíveis aos artistas que não tem oportunidade e condições para arcar com os custos.

mi: não é ironia um roqueiro reclamar da influência da cultura americana?

yndia: no meu ponto de vista é ironia total, uma vez que o rock teve suas raizes nesta cultura, eu mesma sou totalemente influenciada por ela.

mi: você por ser uma roqueira mulher sofre com preconceito?

yndia: por ser mulher sofro muito com o machismo e o preconceito, mas quando subo no palco isso tudo é quebrado com a magia do rock n' roll. 

mi: o que você acha da frase "sexo, drogas e rock n' roll"?

yndia: acho que quem curte rock, curte sexo, mas para mim droga não combina com a minha música, e os maiores intérpretes de rock do mundo não usam drogas, se engana quem pensa diferente, os que usavam já morreram por causa do efeito delas.


ouça abaixo libertad versão em castelhano para run to the hills do iron maiden - do álbum the number of the beast de 1982, nunca lançada oficialmente pela cantora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...