Músicos de zydeco - primeira merade do século XX
Em 2011 reparei que em "sweetheart together" dos Rolling Stones há um acordeom, tocado por um músico chamado Flaco Jimenez. Ouvindo aquele acordeom reparei que ele soava diferente do acordeom da música brasileira, por exemplo, e fiquei com uma desconfiança e uma pergunta: eu já tinha ouvido aquele som de acordeom em algum lugar, e onde é que os Rolling Stones foram arrumar um acordeonista?
Mais tarde descobri que Flaco Jimenez é um músico de zydeco, um estilo de música da Louisiana (EUA) que incorpora elementos sonoras do Caribe e do rhythm n' blues norte - americano à tradição cajun (canadenses de origem francesa que colonizaram a Louisiana). Estava aí o parentesco que unia o zydeco ao rock dos Rolling Stones, então, me lembrei que tive um CD de zydeco chamado "too much fun" do acordeonista C.J. Chenier. Era daí a minha lembrança da sonoridade daquele acordeom, no entanto, na época não consegui gostar (eu era meio inexperiente), passei o CD pra frente e nunca mais achei.
Procurando na web consegui achar o CD, e comprá-lo novamente, alguns anos depois. Indo mais fundo nas minhas pesquisas sobre zydeco descobri que C.J. Chenier (1957) é filho do também acordeonista Clifton Chenier (1925 - 1987), que era considerado o "rei do zydeco". Clifton Chenier começou a carreira em 1954, chegou a assinar com a chess records, portanto, estava na ativa no nascimento do rock 'n' roll.
A história da formação do rock 'n' roll é uma teia mais complexa do se imagina a primeira vista, como já disse no post sobre cajun, neste mesmo blog. O zydeco cresceu ao lado, e com o cajun, no Sul dos EUA, principalmente na Lousiana, bem antes de conhecermos o rock. Um detalhe curioso, C.J. Chenier, filho de Clifton, nasceu em Port Arthur - Texas, mesma cidade que nasceu Janis Joplin.
Comentários
Postar um comentário