Capa original do compacto Follow you, follow me do Genesis (1978)
Fui morar com meu pai de criação perto dos dez anos, no final de 1983, pouco antes de minha mãe e ele se casarem. Ele não era muito de música, mas tinha alguns compactos no meio das suas poucas coisas, um deles era Follow you, follow me do Genesis. Adianto que o compacto não tinha capa e nas minhas pesquisas, a foto do post pareceu ser a original.
O Genesis era uma banda britânica de rock progressivo fundada em 1967, que nunca encerrou suas atividades oficialmente, e talvez, Follow you, follow me, lançada no álbum ... And then there were three (1978), tenha sido seu maior sucesso radiofônico. Nessa época, a banda já havia passado por várias mudanças, entre elas, a entrada do baterista Phil Collins em 1970, que também assumiria os vocais da banda em 1975, após a saída de Peter Gabriel. Portanto, é Phil Collins nos vocais de Follow you.
Meu pai não dava muita importância àqueles compactos, eu os ouvia de vez em quando e não me lembro de mais nenhuma outra música, a não ser Follow you, follow me que nunca mais saiu do meu repertório de audições, tanto que nem sabia que o lado b era a faixa Ballad of big, que descobri ao pesquisar para esse post.
Os compactos do meu pai desapareceram nos trinta anos que ele conviveu comigo e com minha mãe, faleceu em 2013, simplesmente não sei onde foram parar. Nunca esqueci de Follow you, que também por outro motivo se tornaria uma das faixas mais emblemáticas da minha vida.
Em 2008, trinta anos depois da gravação de Follow you, já formada em música, fui trabalhar como professora, numa escola na periferia de Curitiba. Ela ficava em um dos bairros mais violentos da cidade e por conta disso, havia alguns projetos ligados a arte e um deles era bastante curioso. O sinal de entrada, saída e também dos intervalos entre as aulas, era uma música e a cada semana, se não me engano, mudava. Trabalhei na escola nos últimos anos da minha vida no magistério, de 2008 à 2011, e em algumas semanas a música do sinal era Follow you, follow me do Genesis. Não fui eu quem selecionou, algum funcionário tinha esse gosto musical por lá.
Ouvia a música e lembrava dos compactos do meu pai, infelizmente nunca comentei com ele, também nunca comentei com os alunos em aula. Havia alguma coisa no meu planejamentos sobre rock progressivo, mas eram alunos que não se interessavam por quase nada.
Em 26 de março de 2022 Phil Collins anunciou em Londres que aquele era o último show do Genesis e que ele estava se aposentando dos palcos por graves motivos de saúde, sobretudo na coluna. Phil está com 71 anos.
Comentários
Postar um comentário