Pular para o conteúdo principal

ROSY GRECA LANÇA LIVRO “A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COM MÚSICA”

 

O conteúdo sobre a inserção da música na contação de histórias acompanha uma performance narrativo-musical voltada ao público infantojuvenil

por Juliana Maria Fontoura Galline

Se a contação de histórias encanta o público infantojuvenil, imagine realizar esta atividade lúdica combinada com música. Essa é a proposta que a cantora, compositora e contadora de histórias, Rosy Greca, propõe no livro “A arte de contar histórias com música”. A obra será lançada no dia 13 de maio, das 15h às 18h, na Caixa Cultural, em Curitiba (PR). Na ocasião, Rosy fará a apresentação de “Iara, uma lenda amazônica”, performance narrativo-musical voltado ao público infantojuvenil, às 15h30 e às 17h.

A obra é fruto de uma pesquisa teórica, que resultou para Rosy o título de especialista no curso de pós-graduação em “Contação de Histórias e Literatura Infantojuvenil”, da FATUM Educação. Após a apresentação do artigo, a artista ampliou a pesquisa e aprofundou o conteúdo, com o objetivo de publicá-lo em livro. De acordo com Rosy, a contação de histórias é uma prática que vem se estendendo no mundo das narrativas orais e, por isso, merece um arcabouço teórico de natureza acadêmica ou editorial.

O livro é composto de cinco partes: A arte de contar histórias; O corpo e a voz em performance; A música; A arte de contar histórias com música e A criação da performance narrativo-musical. Além disso, inclui a produção de um material audiovisual contendo a performance "Iara, uma lenda amazônica", cujo texto encontra-se no livro. Neste audiovisual, a artista narra a história, interpreta as canções, toca violão e executa efeitos sonoros com vários instrumentos musicais e objetos sonoros.
Segundo Cleber Fabiano, diretor da FATUM Educação e Editora, o livro discorre sobre a consciência acerca do corpo e da voz em performance de quem narra, adentra a música e a arte de contar com a música. “Traz, ainda, a importância de um trabalho musical afetivo e lúdico, no qual as cantigas de roda, os acalantos, as brincadeiras cantadas e as histórias musicadas podem constituir parte significativa do repertório dos contadores de histórias”, afirma.

Ele destaca os momentos em que Rosy propõe a exploração artística da música instrumental, a preparação da sonoplastia, o uso dos instrumentos musicais e objetos sonoros, bem como a lírica tradicional de nosso país, com as parlendas, brincos, trava-línguas, adivinhas e onomatopeias. “Para além de um inventário do nosso saber popular e ancestral, essa espécie de cancioneiro funciona como fonte inesgotável de recursos para todo aquele que deseja narrar Histórias”, finaliza.

O projeto, realizado pela Cântaro Arte-Educação & Cultura, com incentivo do Colégio Positivo, foi produzido com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. A obra tem o propósito de informar, incentivar e oferecer subsídios técnicos e artísticos para aqueles que vislumbram novos caminhos para a sua performance narrativa-musical.

SERVIÇO
Lançamento do livro “A arte de contar histórias com música”
Data: 13/05
Horário: das 15h às 18h
Local: Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280 - Centro, Curitiba - PR)
*O evento contará com a apresentação de “Iara, uma lenda amazônica”, performance narrativo-musical voltado ao público infantojuvenil, às 15h30 e às 17h.

SOBRE A ARTISTA
Rosy Greca é premiada compositora, palestrante, arte-educadora e produtora cultural. Sua arte se inspira e se realiza por meio da palavra cantada, na canção; dramatizada, no teatro; falada, na contação de histórias; e escrita, na literatura infantil e na autoria de livros teóricos. Graduada em Educação Musical (FEMP, 1981) e especialista em Fundamentos do Ensino da Arte (FAP, 2001), ministra palestras e oficinas em programas de Formação de Professores. Especialista em Gestão Cultural (SENAC, 2013), é produtora fonográfica e de espetáculos de música, teatro e narração de histórias.

Site: www.rosygreca.com
Facebook: RosyGrecaCarneiro
Instagram: @rosy_greca
Canal Youtube: Rosy Greca
LinkedIn: Rosy Greca de Oliveira Carneiro
Spotify: Rosy Greca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...