Pular para o conteúdo principal

Sucesso em julho, mostra vocal VOZZES anuncia segunda temporada em Curitiba

Vocal Brasileirão - Foto: Divulgação

Projeto itinerante encerra temporada em Curitiba após lotação em julho. Na programação do mês de agosto estão os grupos Brasileirão (foto), Cobra Coral e o vocal Be Bossa.

Por Juliana Cortes

Ao falarmos de música em arranjo para múltiplas vozes, Curitiba é referência. Foi assim que a mostra itinerante VOZZES saiu de São Paulo - com o destino certo -. Centro de difusão de música vocal há décadas, Curitiba abriga importantes núcleos de professores, arranjadores, preparadores vocais e grupos como o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, o Tao do Trio assim como os regentes Marcos Leite, Haydeé Gorosito, Vicente Ribeiro entre outros. 

Entre os dias 17 e 19 de agosto, essa tradição vocal será exaltada em três espetáculos no Teatro Regina Vogue, após ingressos esgotados nas apresentações que ocorreram em julho no Teatro Guairinha. Os shows serão realizados às 20h e conta com atividades paralelas em diversos espaços da cidade, como o auditório da UNESPAR, que recebe workshop gratuito.

Quem abre a mostra Vozzes de agosto é o Grupo Vocal Brasileirão, mantido há 28 anos pela Fundação Cultural de Curitiba. O grupo, com direção de Vicente Ribeiro, apresenta o repertório dedicado à obra de Sérgio Santos, que faz parte do próximo álbum do conjunto. 

Na sexta-feira, dia 18, é a vez do Cobra Coral. O grupo, formado pelos artistas mineiros Flávio Henrique, Kadu Vianna, Mariana Nunes e Pedro Morais, aposta no formato acústico de quatro vozes, dois violões e piano para apresentar ao público. O quarteto já ganhou prêmios e já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Ed Motta, Boca Livre, Renato Braz, Toninho Horta, Cláudio Nucci, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Túlio Mourão e Wagner Tiso. “A iniciativa de fazer um projeto só com grupos vocais é algo novo, que deve ser valorizado. Estamos curtindo também a ideia de dividir com as pessoas que se interessarem, a maneira com que fazemos os nossos arranjos vocais, na oficina que acompanha nosso show”, destacam os músicos do Cobra Coral.

Encerrando a programação, vem o sexteto vocal Be Bossa, trazendo uma sonoridade sofisticada e contemporânea, com influências que vêm tanto da Música Brasileira, como do Jazz e do Blues, e de grupos como Boca Livre, Os Cariocas, MPB4, Quarteto Em Cy, Manhatan Transfer, Take6. Com um trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de dez anos, o grupo já rodou por algumas cidades brasileiras e dividiu o palco com artistas consagrados da MPB, além de já ter se apresentado fora do Brasil.  “O BeBossa sente-se honrado em participar desse projeto que acende uma luz para a música vocal na cena musical e possibilita que levemos nosso trabalho para mais pessoas. Ficamos extremamente gratos pelo convite de fazer parte disso”, comenta Zeca Rodrigues, fundador do grupo. 
Segundo Elis Ribeirete, idealizadora do projeto, a mostra é uma celebração da música coral e oportuniza o desenvolvimento de grupos já existentes e de trabalhos que ainda poderão surgir. “Curitiba não poderia ficar de fora dessa” comenta Elis.

Oficinas gratuitas
Além do espetáculo, o grupo Be Bossa traz no domingo (20 de agosto) um workshop sobre vivências musicais, onde será trabalhado o canto em grupo. Os mineiros vão trabalhar a expressividade corporal e vocal dos participantes com exercícios de improvisação e vocalizes. A oficina é aberta a todas idades e públicos, sem pré-requisitos. A aula será realizada das 10h às 12h no auditório da Unespar no bairro Cabral. As inscrições são via e-mail: show@designproprio.com.br

PROGRAMAÇÃO MOSTRA VOZZES - AGOSTO
Vocal Brasileirão
Data: 17 de agosto
Horário: 20h

Cobra Coral
Data: 18 de agosto
Horário: 20h

Vocal Be Bossa
Data: 19 de agosto
Horário: 20h

Local: Teatro Regina Vogue - Shopping Estação
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2775 - PISO 2 - Rebouças

Ingressos: a partir de R$ 7,50 através do Disk Ingressos ou bilheteria do teatro
Link: https://www.diskingressos.com.br/grupo/1231/18-08-2023/pr/curitiba/vozzes-teatro-regina-vogue


Link vídeo:
COBRA CORAL CANTA CAETANO

 

 _____________________________________________________
IMPRENSA | CONTATO
Elis Ribeirete (41) 99921-1613 - show@designproprio.com.br
Juliana Cortes (41) 99511-1873 - jucortesproducao@gmail.com 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Frevo Mulher - uma interpretação

apesar de amelinha ter lançado "mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor" em (1982), para compreender um pouco da letra de "frevo mulher" (1979) precisamos olhar para "mulher nova, bonita e carinhosa..." .  "mulher nova..." é um poema escrito pelo repentista e poeta popular pernambucano otacílio batista patriota (1923 - 2003), em princípio lançado no álbum "violeiros do pajeú" de 1973. é um poema que aborda vários conquistadores da história da humanidade e suas relações de amor com mulheres mais jovens, entre eles o cangaceiro  virgulino ferreira da silva (1898 - 1938), o lampião e seu romance com maria gomes de oliveira (1911 - 1938), a maria bonita . a época do lançamento de "frevo mulher" , amelinha (amélia cláudia garcia collares) era casada com zé ramalho (josé ramalho neto) compositor de "frevo..." , eles foram casados de 1978 à 1983. como zé ramalho musicou ...