Pular para o conteúdo principal

Dicas para trocar o encordoamento do seu violão.


Trocar as cordas do violão é uma espécie de terapia pra mim, é um trabalho que leva certo tempo, então, tenho que limpar a mente e me concentrar no trabalho, senão é melhor não trocar, porque pode virar uma tarefa árdua e estressante. Sabendo que vai demorar coloco um CD ou vinil no player para ficar mais tranquilo e vou para a primeira etapa.

1º - Retirar todas as cordas velhas.
Começo pelas graves, depois que retiro a primeira corda já vou enrolando para não ficar aquele amontoado de cordas. É bom enrolar as cordas velhas por dois motivos, primeiro, é mais fácil para jogar no cesto de lixo, segundo, é mais fácil de guardar se você quiser deixá-las de reserva. Demorei para aprender a enrolar as cordas velhas, mas com o tempo fui pegando o jeito.

2º Limpar o violão com uma flanela seca e um pouco de lustra móveis.
Depois de retirada das cordas velhas procuro dar uma limpada no violão, as cordas quando estão colocadas não deixam espaço para uma limpeza mais cuidadosa, é a hora de limpar aqueles cantinhos que nunca limpo. Aproveito para usar o lustra móveis para dar brilho.

3º Pausa.
Esse processo de retirar as cordas e limpar o violão com uma flanela seca + o lustra móveis, leva uma quantidade razoável de tempo e estou mais ou menos na metade do processo. Nessa hora dou uma pausa, ela é importante pra mim. Hoje no caso, fui almoçar, mas posso tomar café ou checar alguma outra coisa. É uma pausa de mais ou menos 30 minutosJá troquei cordas sem pausa, mas chegava a certa altura na hora de colocar as cordas novas que eu ficava estressado e não valia a pena aquele stress. Teria que trocar as cordas de qualquer forma para que ficar estressado? Isso tem a ver com a minha personalidade e coloquei essa pausa para retomar o processo sem aquela pressa desnecessária.

4º Tipo de encordoamento.
As cordas que um músico usa depende do tipo de som que ele faz e do bolso também. No meu caso uso encordoamento de nylon para MPBUma coisa importante é verificar se o encordoamento vem com ou sem bolinhasOs sem bolinhas são mais baratos, mas a dificuldade para prender as cordas aumenta bastante. Você precisa saber dar os laços e nós necessários e no caso dos encordoamentos de nylon os laços vão cedendo na hora da afinação e as coisas podem ficar bem complicadas... Você pode ficar horas tentando arrumar um laço ou um nó mal feito e o stress causado é algo a ser levado em consideração. Os com bolinhas são um pouco mais caros, mas são bem mais simples de ajustar. Eu prefiro com bolinhas.

5º Colocar as cordas novas.
Um detalhe interessante é ver as cores que as cordas trazem nas bolinhas, cada cor equivale a uma corda específica. Cuidado para não colocar uma corda no lugar da outra, se isso acontecer elas podem não afinar ou arrebentar na hora da afinaçãoNa embalagem do encordoamento há a sequência e as cores específicas para cada corda, no entanto, saber um pouco de teoria musical nessa hora ajuda bastante .

6º Afinação.
Afinação é um processo lento de aprendizagem e seria necessário outro post para falar sobre ela. Uma dica que dou é:  Não troque o encordoamento do seu violão no dia de uma gravação. As cordas novas demoram alguns dias para segurar a afinação e isso vai atrapalhar seu processo de registro. Troque uma semana ou de dois a três dias antes, ou então, deixe o encordoamento velho se estiver em cima da hora.

Se você estiver começando a trocar o encordoamento sozinho pode acontecer de uma corda ou outra arrebentar na hora da afinação. Se isso ocorrer você pode substituí-la pela corda equivalente do encordoamento velho que você enrolou lá no começo, por isso é interessante guardá-lo como reserva. Em casos excepcionais existem algumas lojas que vendem apenas a corda solta que você necessita, se você não encontrar infelizmente terá que comprar um novo encordoamento. É isso. Bom trabalho e mãos a obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...