Pular para o conteúdo principal

a cena sertaneja na curitiba dos anos 70 e início dos anos 80

programa "nossa terra, nossa gente" apresentado por "jarbas ribeiro" na tv iguaçu - afiliada do sbt em curitiba, início dos anos 80.

a chamada "música sertaneja" não chamou muito minha atenção quando comecei a me interessar por música, lá no início dos anos 80. apenas com o passar do tempo fui aprendendo a respeitar os artistas, mas gostar mesmo, somente de alguns, os mais antigos, conhecidos como "sertanejos de raiz". no entanto, algumas músicas, desse período de "modernização" do sertanejo, que abrange os anos 70 e 80, marcaram minhas lembranças. é que meu pai biológico, com quem tive pouco contato, fez parte de uma dupla sertaneja nesse período em curitiba e me lembro que havia uma cena bastante significativa na cidade, que pouco se fala hoje em dia. 

é provável que o eixo central dessa cena fosse o programa de auditório "nossa terra, nossa gente", exibido pela tv iguaçu, afiliada local do sbt (hoje anexada a rede massa), aos domingos de manhã. não sei ao certo quando o programa foi ao ar pela primeira vez, mas é possível que tenha sido uma versão local de dois programas muito conhecidos nacionalmente na época: "viola, minha viola", apresentado por inezita barroso (1925 - 2015) na tv cultura (de são paulo), que foi ao ar pela primeira vez em 1980 e "som brasil", apresentado por rolando boldrin na tv globo, que estreou em 1981. o criador e primeiro apresentador do programa "nossa terra, nossa gente" foi o cantor sertanejo leonel rocha.

primeiro disco da dupla sertaneja curitibana "leonel rocha e campos" lançado pela som livre em 1976.

leonel rocha é um músico sertanejo nascido em santa catarina que vinha buscando espaço em curitiba desde meados dos anos 70. em 1975 formou na capital uma das duplas sertanejas mais conhecidas do paraná - a "leonel rocha e campos". em princípio, apresentado por leonel, o programa "nossa terra, nossa gente" foi estabelecendo, aos poucos, alguns nomes importantes para aquele cenário, entre eles: "nascimento e zeloni", "os galos de ouro", "campinio e campeiro", "mandioquinha e clarice" e os próprios "leonel rocha e campos" - todos com carreiras bastante expressivas nacionalmente.

"nascimento e zeloni" - dupla sertaneja curitibana formada em 1976 - os diamantes negros do brasil.

além desse line up de alcance nacional, o "nossa terra, nossa gente" também apresentava um quadro de calouros, onde meu pai biológico (zé vieira) se apresentou algumas vezes, sem muito destaque. no início de 1982, ele e minha mãe se separam e nesse mesmo ano, saiu uma coletânea pela universal music, com algumas duplas sertanejas, relativamente iniciantes, intitulada "encontro sertanejo, estado dividido" - com a participação de uma dupla recém criada, com a ajuda do velho, chamada - "vande e zé vieira".

coletânea "encontro sertanejo, estado dividido", meu pai biológico com sua primeira dupla "vande e zé vieira" (c/ boinas), universal music 1982.

só fui saber da existência do disco no início da idade adulta e demorou um bocado de tempo pra encontrá-lo nos sebos da cidade. é provável, que as duplas participantes tenham pago todas as despesas para a realização do disco na época, inclusive a prensagem. depois de pronto, cada dupla recebeu uma quantidade de cópias para vender em pequenos shows pela cidade.

a dupla sertaneja sertaneja curitibana "vande e zé vieira" formada em 1982 em ensaio fotográfico para a capa da coletânea "encontro sertanejo, estado dividido".

o programa "nossa terra, nossa gente" durou aproximadamente dez anos e seus músicos gradativamente foram perdendo espaço para novas gerações (alguns citados ainda estão na ativa). perdi contato com meu pai biológico ainda na infância e demorei a compreender seu trabalho como músico. só os anos de estudo na universidade, as pesquisas, a percepção de que o brasil é um país que não valoriza a memória e que curitiba nunca foi uma cidade muito simpática com seus artistas locais me fizeram ter uma percepção melhor, ironicamente, da minha própria história.

ouça "nascimento e zeloni" com "ex - rainha" lançada no primeiro álbum da dupla "o direito de nascer" de 1981, um dos grandes sucessos da época.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Frevo Mulher - uma interpretação

apesar de amelinha ter lançado "mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor" em (1982), para compreender um pouco da letra de "frevo mulher" (1979) precisamos olhar para "mulher nova, bonita e carinhosa..." .  "mulher nova..." é um poema escrito pelo repentista e poeta popular pernambucano otacílio batista patriota (1923 - 2003), em princípio lançado no álbum "violeiros do pajeú" de 1973. é um poema que aborda vários conquistadores da história da humanidade e suas relações de amor com mulheres mais jovens, entre eles o cangaceiro  virgulino ferreira da silva (1898 - 1938), o lampião e seu romance com maria gomes de oliveira (1911 - 1938), a maria bonita . a época do lançamento de "frevo mulher" , amelinha (amélia cláudia garcia collares) era casada com zé ramalho (josé ramalho neto) compositor de "frevo..." , eles foram casados de 1978 à 1983. como zé ramalho musicou ...