a chamada "música sertaneja" não chamou muito minha atenção quando comecei a me interessar por música, lá no início dos anos 80. apenas com o passar do tempo fui aprendendo a respeitar os artistas, mas gostar mesmo, somente de alguns, os mais antigos, conhecidos como "sertanejos de raiz". no entanto, algumas músicas, desse período de "modernização" do sertanejo, que abrange os anos 70 e 80, marcaram minhas lembranças. é que meu pai biológico, com quem tive pouco contato, fez parte de uma dupla sertaneja nesse período em curitiba e me lembro que havia uma cena bastante significativa na cidade, que pouco se fala hoje em dia.
é provável que o eixo central dessa cena fosse o programa de auditório "nossa terra, nossa gente", exibido pela tv iguaçu, afiliada local do sbt (hoje anexada a rede massa), aos domingos de manhã. não sei ao certo quando o programa foi ao ar pela primeira vez, mas é possível que tenha sido uma versão local de dois programas muito conhecidos nacionalmente na época: "viola, minha viola", apresentado por inezita barroso (1925 - 2015) na tv cultura (de são paulo), que foi ao ar pela primeira vez em 1980 e "som brasil", apresentado por rolando boldrin na tv globo, que estreou em 1981. o criador e primeiro apresentador do programa "nossa terra, nossa gente" foi o cantor sertanejo leonel rocha.
leonel rocha é um músico sertanejo nascido em santa catarina que vinha buscando espaço em curitiba desde meados dos anos 70. em 1975 formou na capital uma das duplas sertanejas mais conhecidas do paraná - a "leonel rocha e campos". em princípio, apresentado por leonel, o programa "nossa terra, nossa gente" foi estabelecendo, aos poucos, alguns nomes importantes para aquele cenário, entre eles: "nascimento e zeloni", "os galos de ouro", "campinio e campeiro", "mandioquinha e clarice" e os próprios "leonel rocha e campos" - todos com carreiras bastante expressivas nacionalmente.
além desse line up de alcance nacional, o "nossa terra, nossa gente" também apresentava um quadro de calouros, onde meu pai biológico (zé vieira) se apresentou algumas vezes, sem muito destaque. no início de 1982, ele e minha mãe se separam e nesse mesmo ano, saiu uma coletânea pela universal music, com algumas duplas sertanejas, relativamente iniciantes, intitulada "encontro sertanejo, estado dividido" - com a participação de uma dupla recém criada, com a ajuda do velho, chamada - "vande e zé vieira".
Comentários
Postar um comentário