nunca vi sequer um show do bebeco garcia, nem dos "garotos da rua". ouvi falar da banda de rock gaúcha muito por cima e escutei suas músicas mais famosas poucas vezes na adolescência e não sabia que eram eles. a balada "você é tudo que eu quero" é um exemplo, lançada no terceiro disco da banda, o álbum "garotos da rua" de 1986.
em 2002 conheci uma loja de discos em curitiba - a elektra, ela durou pouco mais de um ano, discos de vinil e CDs já perdiam espaço no mundo musical no início do milênio. quando o proprietário fechou, no começo de 2003, ele distribuiu, entre os clientes, alguns souvenirs, pra mim ele deu um cartão postal dos "garotos", que divulgava justamente o álbum "garotos da rua" de 1986, ele me olhou e disse: - esse postal aí 'tá autografado pelo bebeco. guardei o postal no bolso de trás da minha calça jeans e só então soube que o vocalista e guitarrista da banda chamava-se bebeco garcia.
naquele mesmo 2003 abriu outra loja de discos em curitiba, a vinyl club. apesar do mercado de discos de vinil e CDs estar em franca decadência, a loja trazia alguns diferenciais. o conceito de "clube do vinil" estava crescendo, uma espécie de reunião de apaixonados, que se reuniam pra trocar ideias, conhecimentos e obviamente, comprar. esse conceito cresceu tanto que começaram a aparecer as primeiras "feiras de vinil" que tenho notícias, elas espalharam - se pelo país e existem até hoje. esse diferencial fez com que loja física da vinyl club sobrevivesse até 2012.
me tornei habituè da vinyl club, onde aprendi muito sobre música e fiz várias amizades. era frequentada por muitos músicos e colecionadores, entre eles, uma banda que estava dando seus primeiros passos rumo ao estrelato, os faichecleres. na época o grupo era formado pelos primos giovanni caruso (baixo e vocais), tuba caruso (bateria) e marcos gonzatto (guitarras). a vinyl club foi o selo responsável por lançar em vinil o primeiro álbum da banda "indecente, imoral & sem vergonha" de 2005 e também o seu canto do cisne, o álbum "uma noite daquelas" de 2012, já sem giovanni, que deixou a formação em 2007.
foi mais ou menos nessa época (2007), que apareceu na vinyl club o CD "rio grande rio blues" - lançado por bebeco em 2005. o CD não saía do player e fiquei impressionada com aquele cara cantando blues com letras em português muito bem construídas e tocando guitarra como os grandes da guitarra de todos os tempos. demorou um pouco pra eu associá-lo aos "garotos da rua", mas quando me dei conta já tinha perdido aquele cartão postal com seu autógrafo.
os faichecleres começaram a se desfazer por volta de 2008, gravaram o disco "uma noite daquelas" - lançado apenas em 2012, e cada integrante seguiu seu caminho. pouco tempo depois chegou a notícia de que o ex - baterista dos faichecleres, tuba caruso, estava tocando com o bebeco. tuba e o baixista joe klenner formaram a última banda que tocou com o guitarrista gaúcho, que divulgava o álbum "rio grande rio blues" que se tornaria também seu último álbum.
bebeco garcia faleceu em 19 de maio de 2010, em porto alegre aos 56 anos. a notícia chegou pra nós na vinyl club pouco mais de um mês depois da morte do vocalista da blindagem, ivo rodrigues. foi o fim de uma época, logo, a vinyl club também encerraria suas atividades como loja física, mas ficou ficou em mim o gosto em ouvir a obra desse que foi, sem dúvida, um dos grandes, não só do rock gaúcho, mas também do rock nacional.
Comentários
Postar um comentário