Pular para o conteúdo principal

foco - a atenção e seu papel fundamental para o sucesso - daniel goleman

uma das minhas questões psicológicas é a falta de foco, não consigo me manter focada em um assunto por muito tempo, outra questão é que, uma vez focada, não consigo parar, e por fim a troca de foco, ou seja, tenho dificuldades de sair de um assunto para outro. 

não preciso dizer que essa dificuldade com o foco de atenção prejudicou, e muito, minha vida profissional, social e também psicológica. consciente disso, comprei em 2014, o livro "foco - a atenção e seu papel fundamental para o sucesso", do psicólogo norte - americano daniel goleman. 2014 foi bem antes da minha internação psiquiátrica, ocorrida em 2017, o autor entrou numa fila interminável de livros que tenho pra ler, e sua vez chegou apenas agora em 2021, sete anos depois.

dentro da terapia, que realizo desde que saí da internação, minha terapeuta faz comigo uma sessão de relaxamento, que resumindo, é direcionar a mente para alguns movimentos do corpo físico que quase não percebemos, como a respiração. no entanto, de vez em quando ela muda sutilmente o foco da atividade, como no caso do neuro - relaxamento que ela pediu para eu comentar: bem interessante, consegui focar no discurso, mas não percebi que estava sendo diferente, tem a ver com a minha dificuldade de foco, que varia de relaxamento para relaxamento. para melhorar minha capacidade de concentração estou lendo o livro do daniel goleman.

foi, talvez, a primeira vez que relacionei a leitura que vinha fazendo com o trabalho da minha terapeuta e consequentemente do meu tratamento, mas não foi intencional. pode-se dizer que é um livro de neuropsicologia, que envolve a neurociência - estudo físico do cérebro humano, e aspectos da psicologia - mais voltada para a mente e comportamento. não é um livro do meu cotidiano, sou mais ligada a arte, a música mais especificamente, mas sempre tive uma boa relação com a psicologia.

a questão do "sucesso" não está relacionada apenas  ao fato de se "ganhar dinheiro", mas de se fazer as coisas bem feitas e a partir daí, tornar-se bom profissional. no entanto, o livro é calcado em exemplos de grandes empresas, líderes políticos, educação e saúde, com poucos exemplos de pessoas do povo  – a educação foi o setor onde ele mais o fez.

o autor também abordou a análise dos grandes “sistemas”, ou seja, de como as coisas funcionam em determinados segmentos e a complexidade de se enxergar esses “sistemas” por dentro – chamando a isso de análises sistêmicas.

por fim, entre outros aspectos, o autor chama a atenção das lideranças políticas e empresariais para problemas difíceis de se enxergar em curto prazo e a olho nu, como as pandemias (sim, o autor as enxergava em 2014), o aquecimento global e a escassez de recursos naturais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...