![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOeRT-5Scfi6DfFin0GGUD_6wF_DdB1ClfwGj95O_j-Fr3prolyN0SBN6hnqwRGWZIzTu-Jyq8s0tk_TgDy3X4Q-fDo308MhGPJd3Wj1nu_eQp7DuY7Dp7M1fVg2T39G7IXMUb_sKy5wrm/w300-h400/Isa1+%252804.ago.20%2529.jpg)
foto: isabella lanave
1 - como foi o processo de construção do seu novo livro "todas as entrevistas da Lado A Discos vol. II"?
talvez tenha sido um processo natural, uma continuação do primeiro, lançado em setembro de 2016. comecei a trabalhar nele a partir de março de 2017, seis meses depois de publicar o vol. I, por um desses momentos de felicidade na vida consegui conversar (por rede social) com a lari basilio, ela topou dar uma pequena entrevista pro meu blog e essa entrevista abre o livro. a lari é uma guitarrista brasileira que atualmente mora nos EUA e por isso achei interessante que houvesse uma versão em inglês do depoimento dela, quem fez a tradução foi a baixista nadia silverstone (entrevistada no vol. I), a tradução também entrou no livro.
2 - a sua internação psiquiátrica (26.jun a 10.jul de 2017) e posteriormente a sua atitude de assumir-se mulher trans afetou seu trabalho com o livro?
sim, muito. foi um período bastante conturbado e cogitei seriamente abandonar, não só o livro, mas todo o meu trabalho com a música. evidentemente precisava continuar minha vida de alguma maneira e a ideia do livro foi uma espécie de farol, ajudou a me concentrar em algo fora dos meus problemas mentais e emocionais. ter me assumido também bagunçou um pouco as coisas, tive que explicar a quem acompanha meu trabalho o que aconteceu e aí houve uma separação entre quem entende e aceita de quem não compreende essas questões de gênero.
capa do segundo livro de lúcia porto - arte: luiz rettamozo sobre as majas de goya
3 - como você viabilizou a confecção do livro, arte da capa, diagramação, revisão ortográfica e impressão?
a arte da capa foi uma gentileza do artista plástico luiz rettamozo, depois da última entrevista que realizei para o livro (fabiano nasi - mar. 2019), postei no facebook um pedido público para alguém fazer a arte do livro e ele aceitou. esse ano (2021) recebi um dinheiro do FGTS que considerava perdido, de uma empresa que trabalhei nos anos 90, não foi muito, e em certo momento pensei: preciso investir parte dessa grana antes que gaste tudo, por isso resolvi fazer a diagramação. a revisão ortográfica eu mesma fiz, por isso um ou outro erro passou batido, por que não sou profissional da área, a impressão foi feita em copiadora, poucos exemplares, a medida que for vendendo (se é que vai vender) vou repondo o estoque.
4 - o que você espera do livro, agora que está impresso?
que venda né? (hehe), mas mesmo que não venda, é uma realização ver meu trabalho impresso, o livro tem um significado diferente pra quem é da minha geração. obviamente que o trabalho já estava pronto, uma vez que já foi publicado no blog, mas ter o material impresso dá a sensação de que está concluído, como uma cereja no bolo, e as entrevistas não ficam perdidas no mar da internet.
5 - lúcia, fique à vontade para fazer suas últimas considerações, deixar contatos, redes sociais e o que mais achar necessário.
quero agradecer a mim mesma que nunca desisti de mim e dos meus projetos, a minha mãe e a minha terapeuta e a todos que acompanham meu trabalho na rede, aos artistas entrevistados e ao alexandre bühler que me ajudou muito na parte de diagramação e impressão. as pessoas me acham fácil nas redes sociais, vamos torcer, talvez eu consiga fazer um lançamento oficial.
GENTILEZA CHAMA A CHAMA DA GENTILEZA AMIGA!!! FICO EMOCIONADO A SÓ SABER QUE VOCÊ ADOROU! OBRIGADO PELO CARINHO!!!
ResponderExcluir