se ouvirmos com cuidado o primeiro disco do nazareth lançado em 1971 dá para notar uma banda que oscilava entre o rock progressivo e o hard rock com um detalhe interessante, uma balada country. country girl é a única faixa do estilo no disco e fica a dúvida: o que ela estaria fazendo ali? é provável que esteja por influência do importante álbum de country rock (por assim dizer) “déjà vu” de crosby, stills, nash & young de 1970. nesse disco também há uma faixa chamada “country girl” (não é a mesma), mas no final dos anos 80, o nazareth regravaria “helpless” (snakes 'n' ladders - 1989) faixa original do “déjà vu”. entretanto, durante os anos 70 o rock progressivo foi saindo de moda e no hard rock a concorrência era grande com led zeppelin, deep purple, black sabbath etc, cabendo ao nazareth um papel de banda coadjuvante. curiosamente o que fará com que o nazareth alcance o estrelato no mundo do rock será a regravação de uma balada country.
love hurts (b. bryant / f. bryant) é uma canção gravada pela primeira vez em 1960 pelos everly brothers. ela foi regravada pelo nazareth para o álbum “hair of the dog” de 1975, seguindo a linha de inserir uma balada country ao repertório, no entanto, love hurts saiu apenas na edição britânica. em outras edições saiu a balada “guilty” de randy newman.
love hurts foi lançada em single em 1976, é a versão mais conhecida de todas as que foram gravadas desse clássico da música country e tornou o nazareth uma banda conhecida mundialmente.
(publicado originalmente em 11 de agosto de 2014)
ouça o nazareth com country girl - sua primeira balada country.
Comentários
Postar um comentário