Tem um acorde em "A hard day's night" dos Beatles, um G4 (7), que inicia e termina a música. Sempre achei esse acorde interessante e inconscientemente pensava: o que esse acorde está fazendo aí? Por que eles não usaram um G (sol natural) de uma vez? Acabei deixando pra lá, quando era adolescente aprendi esse acorde, mas não tinha repertório para aprofundar o assunto.
Décadas depois (esses dias na verdade), já formado e com essa mania de análise que tomou conta da minha cabeça depois que saí da faculdade, estava numa loja olhando os CDs quando ouvi no som ambiente "Woman" do John Lennon, canção da sua carreira solo. Conheço a música de criança também, mas reparei que ela tinha algo de "suspensão" na harmonia.
Comecei a me lembrar das matérias da faculdade e me veio o assunto dos acordes suspensos. Acordes suspensos são acordes com 4ª. Na formação dos acordes a 3ª é a nota que define se o acorde é maior ou menor, acordes suspensos são aqueles que usam a 4ª no lugar da 3ª e não dá para saber se o acorde é maior ou menor, por isso são chamados suspensos.
Ao ouvir "Woman" pensei: essa música deve ter algum acorde com 4ª. Fui conferir a harmonia e realmente tem um Eb4 e um Bb4.
Conclusão: Aquele G4 (7) de "A hard day's night" dos Beatles devia ser coisa do John Lennon e muito tempo depois ele fez mais sentido pra mim.
(Publicado originalmente em 16 de julho de 2014 - antes da minha transição).
Comentários
Postar um comentário