A história é mais ou menos assim, os Beatles resolveram entrar no mercado americano logo depois de lançarem seu primeiro disco "Please, Please me" em 1963. Por essa época eles já eram grandes estrelas na Inglaterra, mas desconhecidos nos EUA.
A gravadora EMI (inglesa) entrou em contato com a Capitol Records (gravadora americana adquirida pela EMI em 1955) para eles lançarem por lá o "Please, Please me", mas o pessoal da Capitol não achou que a banda fosse "acontecer" nos EUA mesmo depois de ouvir "Love me do", e não quis lançar o disco. Então, alguém da EMI entrou em contato com uma "pequena" gravadora de Indiana, a Vee - Jay Records que se interessou em lançar o material deles por lá.
Apesar das pequenas expectativas Brian Epstein conseguiu para a banda um contrato para eles se apresentarem no popular programa de TV Ed Sullivan em 1964. Ninguém acreditava que as coisas pudessem dar certo por lá. Quando o avião desceu no aeroporto JFK em Nova Yorque em fevereiro de 1964, Paul McCartney disse: Essa multidão aí fora é por causa de quem? O restante da história todo mundo sabe.
Com o sucesso da banda, a Capitol resolveu prensar o primeiro disco (agora?) que nos EUA saiu como "Meet the Beatles" (conheça os Beatles). Seu lançamento foi no dia 20 de janeiro de 1964.
O detalhe é que a Vee - Jay Records já tinha lançado o primeiro disco dos Beatles, esse aí que está na foto, "Introducing... The Beatles - Englands Nº 1 Vocal Group". Seu lançamento foi no dia 10 de janeiro de 1964 - dez dias antes do disco da Capitol.
O "Meet the Beatles" já encontrei por aí, mas o da Vee - Jay eu nunca vi.
(Publicado originalmente em 12 de julho de 2014 - antes da minha transição)
Comentários
Postar um comentário