Pular para o conteúdo principal

A influência da Cinderela no mundo do rock (artigo).

                                 
Era uma vez:
É interessante alguns aspectos sobre a banda Cinderella, grupo de hard rock norte - americana dos anos 80. Eles vinham de uma cena que trazia uma espécie de revival do glam rock dos anos 70, que continha Poison, Motley Crüe, Hanoi Rocks esbarrando no Guns n’ RosesO glam rock deu em dois caminhos, os New York Dolls, por exemplo, influenciaram os Sex Pistols que levaram o punk rock ao estrelato. Já a outra ponta que incluía Sweet, Slade, T. Rex entre outros vão influenciar as bandas de hard dos anos 80 que também ficaram conhecidas como hair metal.

Um detalhe curioso é que no mundo das bandas e artistas em geral, existe uma crença que “alguém, um dia, vai descobrir e valorizar seu talento”. Esse “sonho” é parecido com a conhecida história da Cinderela (não foi por acaso que a banda optou pelo nome).  
Tudo isso transformou de certa maneira o mundo do rock em uma espécie de “conto de fadas do século XX”Ouvi uma frase do baterista brasileiro Charles Gavin que ilustra bem esse pensamento: “Não é você que escolhe a música e a música que escolhe você”, ou seja, não adianta querer ser a Cinderela, é o “Príncipe Encantado” quem vai escolher. Esse pensamento é mais ou menos o oposto do que o punk rock diria: “Faça você mesmo”.


Fada Madrinha:
Na história da Cinderela a Fada Madrinha é uma personagem interessante, ela aparece em um momento de sofrimento da futura princesa, impedida de ir ao baile por não ter um vestido apropriado. A Fada Madrinha em um passe de mágica consegue um vestido bacana e até uma carruagem. No mundo da música também existe a figura da Fada Madrinha. No caso dos Beatles, por exemplo, a personagem pode ser representada pela figura do empresário Brian Epstein. Curiosamente a primeira mudança que Brian sugere na banda é o figurino, saem as jaquetas de couro e os jeans e entram os terninhos bem cortados. 

É Brian também quem conseguiu o contrato com a EMI para que os Beatles gravassem seu primeiro disco como artistas principais em 1962 (em 1961 os Beatles gravaram um disco como banda de apoio do músico Tony Sheridan). Muitas bandas e artistas tem histórias sobre Fadas Madrinhas, outras não, no entanto, isso acaba deixando o mundo do rock ou da música em geral ainda mais com jeito de conto de fadas e isso ajuda a vender.


O Baile:
O Baile é o próprio mundo do showbusiness, os shows, as fotos, as entrevistas, os autógrafos, os discos... O problema é que a meia – noite e um a mágica da Fada Madrinha se desfaz e as bandas e artistas voltam a ser a Cinderela comum. Cinderela na verdade é um apelido pejorativo que quer dizer “suja de cinzas”, porque a futura princesa vivia trabalhando.


Sapatinho de Cristal:
O Sapatinho de Cristal que a Cinderela perde quando acaba o encanto da Fada Madrinha é a comprovação do talento das bandas ou dos músicos. É a junção do artista, do talento, da gravadora e do público. Às vezes você está no baile, mas não é a Cinderela, o Sapatinho não cabe.


Felizes para sempre:
Curiosamente o que acabou com o hair metal e levou o hard rock junto foi o grunge que no fundo era mais ou menos uma releitura do punk e no punk você sabe, faça você mesmo, não dá para esperar, o Príncipe Encantado não vai aparecer.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...