Pular para o conteúdo principal

Quatro Autores no MIS (Processo de criação da Biografia de Clementina)

(da esq. pra dir.) luana costa, janaína marquesini, felipe castro e raquel munhoz

Autores de livros sempre foram figuras misteriosas pra mim. Mesmo depois de ter publicado meus próprios livros os autores continuaram exercendo um certo encanto sobre o meu imaginário. No caso dos biógrafos de uma pessoa como Clementina de Jesus esse encanto ficou ainda mais evidente.

Eu sabia que eram jovens e que vinham de um trabalho de Graduação mas não sabia exatamente como as coisas tinham sido feitas. Na realidade o TCC da Graduação deles, sobre "O canto dos escravos - último disco de Clementina (com Tia Doca da Portela e Geraldo Filme)" foi apenas parte do processo. O trabalho foi bastante representativo nos meios acadêmicos (ganhando alguns prêmios inclusive) e a partir dele surgiu a ideia de escrever a biografia da cantora, um projeto de seis anos.

Respondendo a uma das questões que levantei, uma das autoras (Janaina Marquesini) me disse que não houve nenhuma orientação ou direcionamento no processo de escrita, apenas o básico ofertado pela universidade em relação ao "Canto dos escravos", mas que tiveram auxílios valiosos de Hermínio Bello de Carvalho (produtor musical que lançou Clementina) e Sérgio Cabral (jornalista, compositor e pesquisador brasileiro - pai do político Sérgio Cabral Filho).

Conseguir uma editora também não foi um processo simples, como autores novatos tiveram a coragem de recusar duas propostas porque queriam que o trabalho fosse distribuído ao menos em todas as capitais do país e literalmente foram bater na porta da Editora Record que abraçou o projeto.

A conversa aconteceu no MIS (Museu da Imagem e do Som) em Curitiba e os autores são (da esq. para dir.) Luana Costa, Janaína Marquesini, Felipe Castro e Raquel Munhoz.

Boa sorte a todos que começaram a carreira da forma mais promissora com uma biografada importantíssima para a cultura brasileira. Além de ótimos escritores são muito atenciosos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Frevo Mulher - uma interpretação

apesar de amelinha ter lançado "mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor" em (1982), para compreender um pouco da letra de "frevo mulher" (1979) precisamos olhar para "mulher nova, bonita e carinhosa..." .  "mulher nova..." é um poema escrito pelo repentista e poeta popular pernambucano otacílio batista patriota (1923 - 2003), em princípio lançado no álbum "violeiros do pajeú" de 1973. é um poema que aborda vários conquistadores da história da humanidade e suas relações de amor com mulheres mais jovens, entre eles o cangaceiro  virgulino ferreira da silva (1898 - 1938), o lampião e seu romance com maria gomes de oliveira (1911 - 1938), a maria bonita . a época do lançamento de "frevo mulher" , amelinha (amélia cláudia garcia collares) era casada com zé ramalho (josé ramalho neto) compositor de "frevo..." , eles foram casados de 1978 à 1983. como zé ramalho musicou ...