Pular para o conteúdo principal

O Brasil que o Brasil desconhece (Biografia Clementina de Jesus)


Eu tinha 13 anos quando Clementina de Jesus morreu, infelizmente na época não soube nada a seu respeito. Sabia por cima sobre Clara Nunes e a Portela, mas estava fascinado pelo mundo do rock e só fui me interessar pelo samba no início dos anos 90 já aluno do antigo 2º Grau através do sambista de Vila Isabel, Noel Rosa.

Ler "Quelé, A Voz da Cor - A Biografia de Clementina de Jesus" me fez voltar no tempo e olhar para o nascimento do samba. Clementina frequentava a Casa da Tia Ciata na Praça Onze no Rio de Janeiro de onde saiu "Pelo Telefone", o primeiro samba gravado em 1917.

Em 1998 quando fui para Vitória - ES pela universidade ouvi pela primeira vez "Marinheiro só", me bateu uma saudade que não soube explicar. Lendo a biografia da Clementina soube que "Marinheiro Só", atribuída a Caetano Veloso, na verdade é um samba de roda tradicional do Recôncavo baiano. Caetano o recolheu e foi o primeiro a gravar. Mais tarde ele deu o samba para Clementina e ela o gravou no disco de mesmo nome em 1973. Na percussão está Naná Vasconcelos.

Outra que ouvi foi uma cantiga que misturava vários versos de cirandas, entre elas: casa de farinha e pedra do teu anel, os versos citavam a cirandeira Lia de Itamaracá. Quem recolheu essas cirandas foi a cantora e compositora Teca Calanzans gravando-as pela primeira vez em 1963Teca nasceu em Vitória e atualmente mora na França. Lia voltou a ficar em evidência em 1998 por causa do Festival Abril Pro Rock e é considerada na biografia como sucessora de ClementinaLia de Itamaracá está com 73 anos e Teca com 76. Sem elas boa parte da cultura negra no Brasil provavelmente teria desaparecido.

Biografia escrita a quatro mãos por Felipe Castro, Janaína Marquesini, Luana Costa e Raquel Munhoz é uma leitura emocionante. Fala das raízes da música negra, peça fundamental para se entender a formação do que chamamos Música Popular Brasileira. Compre o livro e leia, vale a pena.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Frevo Mulher - uma interpretação

apesar de amelinha ter lançado "mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor" em (1982), para compreender um pouco da letra de "frevo mulher" (1979) precisamos olhar para "mulher nova, bonita e carinhosa..." .  "mulher nova..." é um poema escrito pelo repentista e poeta popular pernambucano otacílio batista patriota (1923 - 2003), em princípio lançado no álbum "violeiros do pajeú" de 1973. é um poema que aborda vários conquistadores da história da humanidade e suas relações de amor com mulheres mais jovens, entre eles o cangaceiro  virgulino ferreira da silva (1898 - 1938), o lampião e seu romance com maria gomes de oliveira (1911 - 1938), a maria bonita . a época do lançamento de "frevo mulher" , amelinha (amélia cláudia garcia collares) era casada com zé ramalho (josé ramalho neto) compositor de "frevo..." , eles foram casados de 1978 à 1983. como zé ramalho musicou ...