Hank Williams (1923 - 1953)
A formação do rock 'n' roll é mais complexa do que podemos imaginar, em linhas gerais tomamos como base a trilogia, blues + country + jazz e partimos de nomes como Bill Halley, Elvis Presley e Chuck Berry como a primeira grande geração do rock, lá nos anos 50, no entanto, existem outros estilos escondidos no início dessa formação.
Um deles é o cajun, música da Louisiana, sul dos Estados Unidos. A primeira vez que ouvi falar no cajun, foi através de um amigo que comentou da influência do estilo na música do guitarrista J.J. Cale (1938 - 2013), é uma música que utiliza rabeca, acordeom, triângulo, harmônica, bandolim e banjo, cujas primeiras gravações foram feitas pelo lendário folclorista Allan Lomax (1915 - 2002).
O cajun é uma música de descendência francesa que mais tarde se misturou ao creole (franceses, africanos e indígenas) dando origem ao creole cajun, com um dialeto bastante particular. Quem popularizou o cajun para a América foi Hank Williams (1923 - 1953) com uma canção chamada "jambalaya" gravada em 1952.
Musicalmente "jambalaya" não é essencialmente cajun, por isso tornou-se sucesso nacional, por que outras regiões puderam relacionar-se com a música a sua maneira, no entanto, sua narrativa fala muito da cultura. "Jambalaya" é um prato típico da Louisiana a base de arroz, frango, camarão, andouille (chouriço francês) e vegetais. Em determinado momento da letra Hank também fala em "gumbo" outro prato cajun, um ensopado a base de quiabo e camarão.
Quando Hank Williams gravou "jambalaya" o rock 'n' roll ainda engatinhava, dentro do que se considera a "primeira gravação de rock" existia apenas "rocket 88" gravada por Ike Turner (1931 - 2007) em 1951, "Rock around the clock" com Bill Halley and his Comets só apareceria em 1955. O cajun vai influenciar artistas importantes no desenvolvimento do rock a partir dos anos 60 como J.J. Cale e o Creedence Clearwater Revival.
Comentários
Postar um comentário