Talvez William Pelacini (28 anos), conhecido como Beer, seja o maior compositor curitibano da sua geração, suas letras são profundamente perturbadoras. Musicalmente bebeu na fonte do "som de Seattle", que não se resumia apenas ao Nirvana, Pearl Jam e Alice Chains, mas também a bandas pouco reconhecidas como o Mother Love Bone e o Mudhoney.
Nos anos 90 Curitiba foi chamada de "Seattle brasileira", olhando em perspectiva não há como traçar um paralelo com as bandas citadas e as bandas curitibanas da época, nenhuma delas resistiu ao tempo. No underground as pessoas classificavam as bandas com influência do que se chamou de "som de Seattle" como bandas "guitar". Na verdade elas tinham uma influência mais do Sonic Youth ou do Dinosaur Jr, bandas que inspiraram muito Kurt Cobain antes de formar o Nirvana, de cabeça me recordo apenas da Plastic Fish e da Whir.
Nos anos 90 Curitiba foi chamada de "Seattle brasileira", olhando em perspectiva não há como traçar um paralelo com as bandas citadas e as bandas curitibanas da época, nenhuma delas resistiu ao tempo. No underground as pessoas classificavam as bandas com influência do que se chamou de "som de Seattle" como bandas "guitar". Na verdade elas tinham uma influência mais do Sonic Youth ou do Dinosaur Jr, bandas que inspiraram muito Kurt Cobain antes de formar o Nirvana, de cabeça me recordo apenas da Plastic Fish e da Whir.
"Redenção", segundo faixa do seu novo EP - Histerese, Beer - lembra o Mother Love Bone, "Histerese" a faixa título é bastante calcada no Nirvana. No Brasil, só me lembro de uma banda que conseguiu traduzir o "som de Seattle", os Titãs, no álbum "Titanomaquia", lançado em 1993. O álbum foi produzido por Jack Endino, produtor de Seattle ligado a Sub Pop, selo independente que contratou as primeira bandas do que se chamou movimento "grunge". Beer provavelmente é o primeiro músico curitibano a traduzir o "som de Seattle" para a terra dos pinheirais.
Ouça "Histerese" com William Pelacini Beer em seu quinto trabalho solo.
Ouça "Histerese" com William Pelacini Beer em seu quinto trabalho solo.
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