Pular para o conteúdo principal

Lado A Discos Premium entrevista Gustavo Cadelis


1 - Junto com o Cabes MC e o Luís Cilho (aka Símio) você foi um dos primeiros nomes que conheci do rap curitibano, como foi o início de tudo?
A gente se conheceu na escola (IEP - Instituto de Educação do Paraná), estudávamos junto com o Pródigo (SAVAVE) e o DJ Peen, a gente tinha interesses em comum, tipo música e skate, e assim as coisas foram acontecendo. Um dia fui com meu mano Ozzy numa festa de rap no bar 66 e conhecemos lá o Nairobi que também estudava na mesma escola, mas a gente não se falava ainda. Ele nos mostrou um som que ele tinha gravado, aí comecei a rimar também. Logo todos nós já estávamos fazendo rap, acho que isso foi em 98.

2 - Em 2015 você lançou "Sob a Tempestade" seu primeiro trabalho solo, como foi o caminho para chegar até ele.
Eu sempre fui um MC que rimava em grupo, apesar de ter feito meu primeiro som sozinho e ter alguns sons solo lançados. Aí um dia o Dario me intimou pra fazer um som com um beat chamado "O vale". O som ficou legal, e ele me convidou pra fazer um disco. Demorou algum tempo até que eu conseguisse terminá-lo, foi uma fase tempestuosa da minha vida.

3 - Você tem muitas influências da golden era, como você vê a sonoridade da nova geração do rap e o crescimento do trap?
Eu gosto bastante da sonoridade do trap, assim como curto dirty south e grime (em linhas gerais o trap e o dirty south são estilos de rap americano muito populares nos anos 2000, o grime já abrange outros estilos e nasceu em Londres na mesma época dos anteriores). Gosto de ver a evolução das batidas  e pra onde o rap caminha. 

4 - E o rap em Curitiba? Dá pra fazer uma pequena análise do que anda acontecendo?
O rap daqui tá sempre se reinventando né? Temos uma cena forte de trap e também de rap. O que falta um pouco é valorizar nosso produto interno e fazer o dinheiro girar.

5 - Cadelis, fique à vontade para fazer suas últimas considerações, deixar contatos, redes sociais, planos para o futuro e o que mais achar necessário.
Esse ano sai um EP que eu tô gravando com o Dario e o Spectrum, por enquanto sigo nas redes socias no @cadelis. Não deixem de conferir meus trampos com os manos da @vkingz. E pra shows você me encontra no cadelis@gmail.com 
Eh isso!!

Veja Gustavo Cadelis feat. SAVAVE em Curso Natural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Frevo Mulher - uma interpretação

apesar de amelinha ter lançado "mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor" em (1982), para compreender um pouco da letra de "frevo mulher" (1979) precisamos olhar para "mulher nova, bonita e carinhosa..." .  "mulher nova..." é um poema escrito pelo repentista e poeta popular pernambucano otacílio batista patriota (1923 - 2003), em princípio lançado no álbum "violeiros do pajeú" de 1973. é um poema que aborda vários conquistadores da história da humanidade e suas relações de amor com mulheres mais jovens, entre eles o cangaceiro  virgulino ferreira da silva (1898 - 1938), o lampião e seu romance com maria gomes de oliveira (1911 - 1938), a maria bonita . a época do lançamento de "frevo mulher" , amelinha (amélia cláudia garcia collares) era casada com zé ramalho (josé ramalho neto) compositor de "frevo..." , eles foram casados de 1978 à 1983. como zé ramalho musicou ...