Alexandra Scotti e banda no show "Redescobrindo Gal" - Teatro Paiol 2015
Vapor Barato sempre me vem a cabeça quando ouço falar em Gal Costa, uma canção de Jards Macalé e Waly Salomão gravada por ela em 1971 no LP Fa - Tal - Gal a Todo Vapor que tinha Lanny Gordin na guitarra, um disco que nunca tive mas que deveria ter. Alexandra Scotti tocou Vapor Barato com Sérgio Justen ao piano, um dos momentos altos do show Redescobrindo Gal, que ela apresentou ontem (30/out) no Paiol em Curitiba, apesar da faixa não estar no CD homônimo. Ela comentou que em uma apresentação fechada que fizera a tarde uma senhora disse que viu Gal Costa interpretar Vapor Barato nos anos 70. Fico pensando nas histórias que o povo tem pra contar e que não sai em lugar nenhum.
Redescobrindo Gal é uma releitura jazzística dos sucessos de uma cantora que completou 50 anos de carreira. Bons músicos acompanhavam Alexandra, entre eles o já citado Sérgio Justen e Helinho Brandão no baixo acústico. É uma aula da história da música popular que começa pela MPB, passa pelo jazz que em alguns momentos me lembrou o Dave Brubeck Quartet (piano + baixo acústico + bateria + saxofone, que no caso foi substituído por um trumpete), com ecos do jazz dos anos 20. Alexandra Scotti nasceu em Caxias do Sul / RS, morou em São Paulo e no Rio de Janeiro onde desenvolveu sua carreira artística. Esse é seu quarto CD. Atualmente vive em Curitiba.
Publicada originalmente em 31 de outubro de 2015, re - editada em homenagem a Gal Costa falecida em 09 de novembro de 2022.
Comentários
Postar um comentário