Pular para o conteúdo principal

Hélio Brandão e André Mehmari no Teatro Guaíra (08 e 09 de Dezembro)

Helinho Brandão - foto: Neni Glock

Hélio Brandão grava álbum ao vivo ao lado de André Mehmari Trio

Sétimo trabalho fonográfico de Brandão tem como convidados expoentes da música instrumental brasileira. O espetáculo e gravação de álbum ao vivo acontece nesta semana no Teatro Guairinha em Curitiba


Desde final de outubro, o multi-instrumentista e compositor curitibano Hélio Brandão, personagem central da música instrumental paranaense, anuncia em suas redes sociais a chegada de um novo trabalho. Ao lado de André Mehmari (piano), Neymar Dias (contrabaixo) e Sérgio Reze (bateria), Hélio Brandão grava seu sétimo disco - primeiro gravado ao vivo -, no palco do Teatro Guairinha dias 8 e 9 de dezembro às 20h30.

 

Choro, frevo, baião e toada são algumas das matizes rítmicas exploradas no repertório, inteiramente escrito por André Mehmari para o encontro, com exceção da obra “Roda Gigante” de Hélio, dedicada ao músico Mário Senise. A fusão de gêneros musicais brasileiros com a música de improviso é um dos pontos em comum entre Hélio Brandão e André Mehmari, ambos com trânsito livre entre o jazz, a MPB e a música de concerto. “O projeto prima por uma lírica genuína brasileira e um resgate de matrizes culturais muito poderosas, ancestrais, que nos explicam e nos justificam” comenta André Mehmari.

 

Aos 64 anos, 50 de carreira ininterrupta, Hélio Brandão se consagra como um dos mais importantes músicos de Curitiba. Seja pela atuação junto à Camerata Antiqua de Curitiba, fundada no quintal da residência da sua família no bairro das Mercês, na direção dos primeiros anos da Oficina de Música de Curitiba ou pelos trabalhos com seu sexteto, Hélio Brandão é nome presente na história da música da cidade. Em 2022, sua atuação foi celebrada em diversos festivais de jazz, como o Blues Jazz Festival (julho/2022) e o Antonina Blues Jazz Festival (junho/2022), além da participação como solista da Orquestra à Base de Sopro de Curitiba (concerto em homenagem a Airto Moreira e Flora Purim) e a retomada das noites de jazz no Wonka Bar, ponto de encontro de músicos nacionais e internacionais na capital.

 

Realizado através da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, o projeto “Hélio Brandão convida André Mehmari” contempla também atividades pedagógicas junto à Escola de Música e Belas Artes (UNESPAR) e abre espaço ao trabalho artístico realizado pelo músico e professor Luiz Amorim, que criou um conjunto vocal – o Grupo vocal Inclusivo -, no Instituto de Cegos de Curitiba.

 

Confira a programação completa das atividades:

- Dia 6 de dezembro às 20h30

Masterclass “Novos Caminhos da Música Brasileira” com Hélio Brandão, André Mehmari, Neymar Dias e Sérgio Reze

Auditório Mário Schoemberger/ EMBAP (Unespar)

Rua Barão do Rio Branco, 370

Entrada gratuita

 

- Dias 8 e 9 de dezembro às 20h30

Show “Hélio Brandão convida André Mehmari Trio”

Teatro Guairinha

Rua XV de novembro, s/n

Ingressos a partir de R$ 7,50

Ingressos antecipados em: www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-helio-brandao-convida-andre-mehmari-trio.aspx

*É recomendado o uso de máscaras

 

______________________________________________________________________

+ SOBRE HÉLIO BRANDÃO

Natural de Curitiba, iniciou seus estudos musicais ao violoncelo com o Professor Donato D’Alló e integrando o Coral e Conjunto da Família Brandão, Orquestra Juvenil e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná. Mais tarde integrou a Camerata Antiqua de Curitiba e a Orquestra de Câmara de Blumenau como contrabaixista apresentando-se por todo o Brasil e pela Europa junto a artistas como Jean Pierre Rampal, Maurice André, Ingrid Haebler, Arthur Moreira Lima entre outros.

Paralelamente, iniciou seus estudos de saxofone com o Professor Romeu Benetolo, sendo aluno de Mauro Senise por 9 anos na cidade do Rio de Janeiro.  Hélio Brandão tem participado de shows, festivais e turnês pelo Brasil e Europa tocando com artistas populares como Milton Nascimento, Hermeto Paschoal, Alaíde Costa, Raul de Souza, Nivaldo Ornelas, Airto Moreira entre outros, além de artistas locais como Davi Sartori, Orquestra à Base de Sopro de Curitiba, Mário Conde e Rogéria Holtz.

Ganhou o Troféu “Chiquinha Gonzaga” – Dez Melhores Discos de 84 no Rio de Janeiro com composições em parceria com Chico Mello, encontro que será relembrado em seu próximo trabalho previsto para 2023.

 

Foi diretor artístico da Oficina de Música da MPB de Curitiba e atualmente se apresenta com orquestras sinfônicas brasileiras, como camerista, jazzista, professor de sax e compositor, sendo reconhecido como um dos principais nomes da música de Curitiba. Após a criação de 9 trabalhos intitulados “Tributos”, Hélio Brandão se encontra com André Mehmari, Neymar Dias e Sérgio Reze para a produção de um álbum de obras inéditas. O trabalho será gravado ao vivo em Curitiba e lançado em janeiro de 2023.

 

 + SOBRE ANDRÉ MEHMARI

 

Compositor, pianista, arranjador e produtor, André Mehmari nasceu na cidade de NiteróiRJ em 22 de abril de 1977. Considerado pela crítica “um artista singular de imaginação vibrante e generosa”, Mehmari teve seus primeiros contatos com a música através de sua mãe já em Ribeirão Preto-SP. Mudou-se para São Paulo em 1995, com seu ingresso no curso de piano erudito da ECA-USP. Compositor prolífico e requisitado, apontado como um dos mais originais e completos músicos brasileiros de sua geração e premiado tanto na área erudita quanto popular, teve suas composições e arranjos tocados por solistas como Maria João Pires, Ricardo Castro, Emmanuele Baldini, Christopher O’Riley e muitos grupos orquestrais e de câmara, entre eles OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, OSB, Banda Sinfônica do Estado), Quarteto da Cidade de São Paulo e Quinteto Villa-Lobos. Além de uma vasta e premiada discografia, Mehmari possui uma ativa carreira internacional como solista e criou duos expressivos com músicos como Antonio Meneses, Mário Laginha, Gabriele Mirabassi, Antonio Loureiro, Danilo Brito, Maria João, Hamilton de Holanda, Ná Ozzetti , Maria Bethânia e Mônica Salmaso.

 

______________________________________________________________________

Redes sociais:

Instagram: @heliobrandao.oficial

Facebook: @heliobrandao.oficial

YouTube: @heliobrandao.oficial

______________________________________________________________________

Contato:

Produção:

- Imprensa e redes sociais:

Juliana (41) 99511-1873 – jucortesproducao@gmail.com

 

- Produção geral:

Marcelo Lemos (41) 98845-5308 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...