Pular para o conteúdo principal

Gege Valentino resenha os participantes do 1º Prêmio LP de Música Curitibana


Gege Valentino: músico, compositor e produtor musical curitibano


por Gege Valentino

Ridiculous Tempo - Fraya

Primeira música um super progressivo será? Eu gostei, gosto de som esquisito e que ninguém irá gostar, me surpreendeu, gosto quando é inusitado, mas como primeira música eu não colocaria, pois o pessoal não vai aguentar, eu gosto assim. Ao vivo deve ser bem bom, não conhecia. Esperando a próxima canção.

Animizmo - Escarcéu Azul

Segunda música me surpreendendo também, valorizando os instrumentais, não vi os nomes das bandas para não me influenciar como a bebida faz, estou bebendo e ouvindo soltamente, gostei dessa segunda banda, não sabia que existia banda assim em Curitiba, mais sofisticada e transformadora, eu gosto de letra, mas gostei dessas instrumentais, difícil de compor essas canções, não sei nem como que faz, deve ser mais improviso de estúdio, inusitadas, queria por umas letras nela.

Fusa Lusa - Seu Final

Terceira banda, já tem letra, gosto de letra, mas as duas primeiras gostei muito. Gostei também da terceira banda, vocal feminino, mais pop, tradicional, não trás nada de novo, mas não faz mal, banda boa, bons músicos, banda que dá para fazer dinheiro, mas pelo meu gosto pessoal que não vale nada, falta um pouco de energia, mais porrada, mais força, ao vivo eles devem ser bem pesados, mas nessa gravação acho que perdeu um pouco a força do ao vivo, mas gostei muito, faltou na minha péssima opinião mais intensidade.

In The Rosemary Dreams - Teleincision

Quarta banda, é um stoner pisando em new metal mas parece que foi gravado nos anos 80, gostei disso, se fosse super bem gravado ficaria um peso normal, mas por estar mais tosco a gravação gostei mais, criou uma alma, bem diferente de tudo, autenticidade nos timbres, mas o vocal obviamente lembra Marly Manson, mas não faz mal, é bem bom, sombrio, grave. Gosto de letra, então em português seria mais inovador, agora virou a musica, parabéns, ficou feliz a música agora, gostei, fiquei meio confuso, não sei o que dizer, eu gostei da qualidade precária da gravação, talvez se misturasse um som, uma batida eletrônica inovasse mais um pouco, mas achei diferente, parece que seria igual, mas no fundo é diferente, queria dar uma nota agora tipo escola de samba.

Carttada - Nightmare

Quinta banda bem gravada, nível gringo, obviamente parecido com Motorhead mas tudo bem, é du caralho ser parecido com o Motorhead. Falei que gosto de letra né, faria em português, mas vai que está buscando mercado gringo, mas em português estilo Motorhead ficava muito legal. Não estou vendo o nome das bandas, não sei quem é, mas sei que ao vivo é fudido demais.

Gegê Félix - Janela Aquarela

Sexta banda, violão começou bem difícil, gravação está muito boa, letra avançada, swing até parece que estou na Bahia na época da tropicália, parabéns, vocal perfeito, tudo perfeito, ouvir no vinil ficaria mais que perfeito, gente experiente gravando, difícil de escolher a melhor canção e encontrar os critérios corretos, mas as duas primeiras instrumentais que eu não gosto são minhas prediletas até o momento pois são as mais tosca, a tosquidão é meu critério.

Seda - Encontro

Sétima banda, esse inicio com o teclado mexeu comigo, gosto, parece trilha do filme um brilho eterno de uma mente sem lembrança, gostei, trás sentimento gosto disso, gostei da entrada dos violinos, cresceu a música, boa canção, letra boa, vocalista boa, tudo de bom, me pareceu radiohead alguns momentos, mas achei meio parada para o meu momento atual de agitação, mas música tem o momento certo para se ouvir.

Cocada Elétrica - Chaos

Oitava banda, eletrônica, não entendo nada de música eletrônica, na verdade não entendo nada de nada, mas gostei, acho que é a mais comercial, queria por uma letra tipo DIE ANTWOORD, quem construiu essa música entende bem do software, parabéns.

Dirty Quarantine - Dirty Living Room 

Nona banda, é infelizmente gosto mais, gosto pessoal, é bem tosco, tem tremulo, meio igual a tudo do surf, mas infelizmente eu gosto assim. Gosto de letra, mas esse som não precisa e é um clássico que não traz nada de novo, mas tudo bem, a gente gosta assim, perfeito, mas como meu gosto pessoal não vale nada as duas primeiras bandas ainda são mais complexas e esquisitas e isso é positivo em um concurso de banda.

Trilho - Ei, você? Já se sentiu fora - da - lei?

Décima banda, bem gravada, alta, forte, vocal forte, gravação gringa, tem uma energia, os timbres muito bons de guitarra estúdio nota 10. Mix 10, me lembra um tipo de grunge que tinha nos anos 90, eu gosto muito do grunge, me lembra minha juventude, essa por enquanto é minha preferida mesmo não sendo tosca. Gostei da energia e gravação da música, todo mundo tocando bem forte e feliz, vamos ver as próximas.

Ricardo Maranhão - Stay With Me

Decima primeira banda, gravação perfeita, qualidade perfeita, violão perfeito, vocal perfeito, não sei se o inglês é perfeito pois não sei inglês, queria saber para saber o que ele está cantando, o vocal estilo nessa música me lembrou Sublime, nada a ver mas me lembrou uma praia, opa virou a musica agora, muito boa, me lembrou até uns timbres de Red Hot, é um som da Califórnia, isso mesmo, me lembrou os anos 90 também, gostei, me lembrou Soundgarden também, estou pirando pois estou ficando bêbado mas me lembrou vários timbres dos anos 90, gosto disso, mas como meu gosto pessoal não vale muito, talvez essa seja a música melhor produzida de qualidade instrumental e gringa, mas falta a última música, vamos ouvir então, mas essa está muito boa mesmo, eu gosto de letra né, gostaria mais se fosse em português mas tudo bem, está ótima. O estúdio que gravou está de parabéns também.

Daio Baroni - Lagoa Santa

Décima segunda banda, parece que não foi gravada nos tempos de hoje, traz uma alma, traz um clássico alguma coisa ela tem, não traz nada de novo, mas traz sabedoria e paz de espírito. Ouvir no vinil seria bem legal, então acabou, gostei da coletânea, difícil dizer qual é a melhor banda, pois não existe isso, gosto é gosto, cada um escolhe sua banda, sua vida, pois a música envolve muito mais que só tocar, ouvir ou sentir, envolve histórias e loucuras, uma boa música envolve muitas coisas e quanto mais honesta melhor pois o público percebe. Gosto pessoal para mim a décima banda foi a que mais curti, pois foi a que mais agitou eu e meus cachorros que estamos curtindo. A mais criativa foram as duas primeiras, me surpreenderam, gosto assim, mas essa ultima é para ganhar concurso pois carrega uma alma que toca na gente e que é difícil de encontrar, então é isso, lembrando que minha opinião pouco importa, não entendo muito, eu entendo de gesso, coloco gesso na parede, isso eu entendo, se me perguntarem que é o melhor gessista por ai eu sei dizer que e o Catarina que faz um trabalho perfeito, então beijos até mais, gostei de ficar criticando até a próxima.

Ouça as músicas na sequência que foram resenhadas no link abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...