Pular para o conteúdo principal

Minha primeira banda - The Stars

The Stars em 1995 / 1996 - Jardim Eugênia Maria
Campina Grande do Sul - Região Metropolitana de Curitiba /PR

Quando compus Jennifer, minha primeira música, em 1994 - queria soar como Ron Wood soava nos Faces. Vinha ouvindo muito os Rolling Stones na época e através deles cheguei ao som da banda anterior de Ronnie. Jennifer é um tema instrumental, uma referência a marca da minha primeira guitarra, vivia tocando o tema em casa e meu irmão não aguentava mais ouvi-lo. Mais tarde acabei vendendo a guitarra, sem gravar a música e ela ficou guardada na memória por anos.

Em 1995 era operadora de caixa no Mercadorama, uma rede de supermercados. Foi um período turbulento, cheio de acontecimentos importantes na minha vida, é nessa época, por volta dos vinte e um anos que vou tentar estruturar minha primeira banda: os The Stars.

A inspiração veio do meu primo, ele tinha uma banda de rock chamada Abalo Sísmico, que ensaiava em um celeiro. O pessoal chegava com os equipamentos, usando jaquetas jeans, tocavam de verdade, ao vivo. Achava tudo muito legal e queria de algum jeito fazer parte da banda dele, mas não tinha lugar pra mim.

É no supermercado que vou encontrar minha primeira namorada, ela ocupava um cargo acima do meu, conferente de caixa. Trabalhava o dia todo (entrava às 11hs:00min e saía às 21hs:00min) e no final do expediente levava o dinheiro pra ela. Seu trabalho era conferir o dinheiro e ver se batia com o que estava registrado, isso em todos os caixas. 

Também vou fazer amizade com um operador de caixa que trabalhava na minha frente, ele gostava de música e de rock tanto quanto eu. A ideia da banda seria: eu na guitarra, ele no baixo e ela na bateria. Eles toparam.

Compramos um baixo no crediário no Palácio Musical, uma extinta loja de instrumentos de Curitiba e ficamos esperando minha namorada adquirir a bateria. Enquanto ela não comprava, marcamos um ensaio na minha casa, ligamos a guitarra e o baixo na mesma caixa, uma velha Frahm CA 45  fabricada nos anos 70, que era do meu pai de criação. 

Não preciso dizer que foi complexo, tentamos tocar algumas músicas do Raul Seixas, mas não rolou. Parece que fizemos mais um ensaio, clicamos uma única foto e a banda acabou. Entre a falta de talento e jeito pra lidar com as dificuldades de uma banda, aconteceu também dos pais da minha namorada serem contra  comprar a bateria.  Acabava ali meu sonho de ser uma rock star. No entanto os The Stars me prepararam para fazer parte da Stanley Dix alguns anos depois.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...