Pular para o conteúdo principal

Coisas de Alice: Compositor Lydio Roberto Lança novo álbum infantil

 

Álbum traz 16 faixas com músicas educacionais e lúdicas sobre o universo infantil

Por Juliana Maria Fontoura Galline

 Já imaginou poder acessar o universo imagético e criativo da obra de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, porém com uma adaptação inspirada na realidade das crianças brasileiras? Essa é a proposta do projeto “Coisas de Alice”, que o compositor paranaense Lydio Roberto vai lançar nos dias 17 e 24 de março, às 15h30, na Biblioteca Darcy Ribeiro (antiga Casa Rosa), em Curitiba (PR).

O projeto Coisas de Alice é um trabalho artístico-musical de natureza lúdica e educacional, especialmente voltado às crianças em idade de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, isto é, crianças entre 02 e 08 anos de idade. A saber, o nome desse trabalho também tem um significado afetivo para o compositor. Alice também é nome da netinha, que por anos o inspirou a compor e a pensar nas alegrias de viver a música, a arte e o reencontro com a infância.

O projeto, que resultou em um álbum de 16 faixas com encarte especial, nasceu há dez anos dentro do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, mais especificamente no Setor de Educação e Cultura. Lá, musicoterapeutas, pedagogos e médicos doavam-se ao fazer música como caminho para promover educação, bem-estar, saúde e alegria, mesmo em ambiente hospitalar. Nesse contexto surgiu o grupo de cantoria “Coisas de Alice”, que evoluiu e resultou nesse material.

De acordo com Lydio Roberto, o projeto extrapola o campo da expressão artística. “É, também, um trabalho que envolve promoção à saúde e educação”, explica. No campo da saúde, Lydio Roberto lembra que uma das faixas, “Cirandas - Ciranda de Chegança/Ciranda Cheguei”, era cantada quando o grupo entrava na UTI dos hospitais, alegrando e contribuindo para o tratamento de pessoas enfermas. No contexto educativo, o projeto dialoga com a comunidade escolar. Além das canções, esse álbum traz também sugestões de atividades pensadas e elaboradas de forma criativa, de tal forma que permita levar às crianças a vivência de conteúdos estéticos musicais, bem como valores éticos e cidadãos que poderão contribuir no desenvolvimento integral.

Segundo o artista, o projeto foi idealizado por ele, mas contou com a participação de diversos músicos, compositores, pedagogos, educadores musicais e musicoterapeutas, como Fábio Fontes, Mara Fontoura, Rosy Greca e outros. “Feito a muitas mãos, esse trabalho pretende assegurar o viés artístico e educacional da proposta, visto que seus participantes, há muito, têm expressivas experiências na execução de atividades em escolas, teatros, bibliotecas, centros de saúde e hospitais pediátricos de Curitiba e região metropolitana”, afirma.

O lançamento do álbum, realizado pela Cântaro Arte-Educação & Cultura e com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, contará com um bate-papo do artista sobre o projeto e a apresentação musical de algumas faixas. Vale ressaltar que, após o lançamento, o público terá acesso ao material físico (CD com encarte especial), que pode ser adquirido na Cântaro e ao conteúdo digital. As músicas, cantadas por crianças e adultos, estarão disponíveis no canal do Youtube de Lydio Roberto e nas plataformas Spotify e Deezer.

 

 

SERVIÇO:

Lançamento do álbum e apresentação musical

Datas: 17/03 e 24/03

Horário: 15h30

Local: Biblioteca Darcy Ribeiro - esquina da Rua Visconde de Nácar com a Rua Emiliano Perneta, em Curitiba (PR).

Inscrições via e-mail: gbfsprojetos@educacao.curitiba.pr.gov.br 

Vagas Limitadas

 

https://linktr.ee/lydioroberto

 

Sobre o compositor | Lydio Roberto

É licenciado em Música e bacharel em Musicoterapia pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, especialista em Educação Especial (PUCPR) e em Fundamentos Estéticos da Arte Educação (FAP). Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Músico, compositor e musicoterapeuta, tem experiência na área de Educação, em especial Arte-Música e suas principais produções e cursos estão voltados aos temas da Musicoterapia (Hospitalar), música, educação e folclore. Apresentou, entre 2011 e 2015, o programa televisivo de música brasileira (Terra Canção) e mais um programa radiofônico - Palpite Sonoro - ambos na Rádio e TV (E-Paraná), emissora pública do governo do Estado do Paraná. É autor de livros e CDs, coordenador do grupo de vivências musicais Coisas de Alice, membro da equipe Pedagógica da Cântaro Arte-Educação e Cultura e integrante do Movimento Brasileiro da Canção Infantil.             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...