Pular para o conteúdo principal

Conheça o projeto infantil "Dobraduras e Cantorias"

 
Iniciativa contempla um livro com CD físico e virtual, além de vídeos com propostas de dobraduras

Por Juliana Maria Fontoura Galline

Há alguns anos, a designer Ivana Podolan e a compositora e escritora Mara Fontoura, uniram-se para trabalhar em torno de um projeto multiárea, abrangendo diversos sentidos e tendo a música como suporte. Trata-se do “Dobraduras e cantorias”, que resultou em um livro com CD físico e virtual, além de vídeos com todas as dobraduras propostas.

O lançamento do material será no dia 22 de março, às 20h, no anfiteatro do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, em Curitiba (PR). Na ocasião, haverá apresentação musical de Mara Fontoura com a participação de diversos cantores e do compositor Lydio Roberto, que também lançará o álbum “Coisas de Alice”.

De acordo com Mara, esse projeto é bastante especial, pois contempla o olhar, o pegar, o ouvir, o pensar, o sonhar. Foram escolhidos 16 temas do universo infantil, como animais, flores, instrumentos musicais, meios de transporte, entre outros. “Para cada tema, foi criada uma canção vinculada à sua respectiva dobradura, buscando-se a diversidade de gêneros musicais, com o intuito oferecer ao público infantil um cardápio musical variado, contribuindo para o desenvolvimento de sua formação musical”, explica. As canções são educativas, mas antes de tudo, são lúdicas.

O livro contém o passo a passo descrito e ilustrado de todas as dobraduras, as letras musicais e ainda sugestões de atividades relacionadas aos temas, que podem ser utilizadas por educadores, recreacionistas e outros profissionais. Os vídeos, que ensinam o público a fazer dobraduras, estão disponíveis para o público, no canal do Youtube “Espaço de arteiros: dicas e oficinas”.

Segundo a designer Ivana Podolan, a partir de uma simples folha de papel, pode surgir um bichinho de estimação, um instrumento para tocar, um veículo para viajar, entre muitas outras coisas. “Ela inclui formas, cores e movimentos que auxiliam na percepção visual da criança”, explica. Ivana afirma ainda, que a dobradura auxilia também no desenvolvimento cognitivo e motor, podendo ainda ser utilizada com uma função exclusivamente lúdica.

A compositora das canções, Mara Fontoura (integrante do Grupo vocal Nymphas), é também escritora e arte educadora com vasta experiência em produções voltadas para a infância. Ivana Podolan, designer e jornalista, também possui grande bagagem na produção de materiais visuais educativos e para público infantil.

A saber, o projeto “Dobraduras e Cantorias” foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com o incentivo da Celepar. A partir do dia 15 de março, os interessados já poderão adquirir o material físico no site da Cântaro Arte-Educação & Cultura ou diretamente com Mara Fontoura, mediante solicitação por e-mail.

 

SERVIÇO:

 

Lançamento do livro “Dobraduras e Cantorias”

Data: 22/03/2023

Horário: 20h

Local: Anfiteatro do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro. (Rua Francisco Mota Machado, 490 - Capão da Imbuia - Curitiba - PR)

Entrada franca, sujeito à lotação do anfiteatro.

 

Compra do livro:

A partir do dia 15/03 no site Cântaro Arte-Educação&Cultura: www.cantaroarteeducacao.com.br ou diretamente com Mara Fontoura, mediante solicitação por e-mail: maranymphas@gmail.com

 

Acesso aos vídeos com as dobraduras:

Dobraduras e cantorias - YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...