Coldplay em Curitiba - 22 de março de 2023 - Foto: Divulgação
A maneira de divulgar uma marca mudou, sou uma blogueira musical independente e de certa maneira, sei do que estou falando. Se você tem uma banda e quer divulgar seu trabalho não vai conseguir muito espaço na mídia tradicional. Aqui em Curitiba, no máximo uma nota em um site de médio porte, esqueça os grandes, dificilmente eles darão pauta pra sua banda.
O curioso é que do Coldplay, que está em tournée pelo Brasil, todos as mídias falam, afinal a banda tem um apelo popular muito grande. Mas por que a grande mídia fala do Coldplay e não fala da sua banda? É uma pergunta com várias respostas, mas quero dizer que o Coldplay não falou com quase ninguém da mídia, apenas com o Fantástico da Globo e com o Venus Podcast. Com a Globo a gente entende mas por que com o Venus Podcast? Vários veículos carimbados ficaram de fora como a Revista Rolling Stone por exemplo. A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo, conexões.
Todo o trabalho do Coldplay é feito em conexões, mas não conexões óbvias ou de cartas marcadas, é algo que eu chamaria de conexões do acaso. Isso ficaria dentro do que, há alguns anos, chamavam de "marketing de guerrilha". Alguém vai chamando alguém que conhece alguém..., assim o Coldplay foi criando uma teia de relações, tudo em sigilo, ninguém sabendo direito o que estava acontecendo.
Através da música eles chegaram a Yasmin Yassine, apresentadora do Venus Podcast. Yas é bastante ligada ao mundo da música, daí para Chris Martin, vocalista do Coldplay, ser entrevistado pelo Venus foi uma questão de dias.
O Coldplay deu uma aula de como fazer divulgação, falou com um podcast relativamente pequeno para o tamanho deles, poderiam ter feito de outra forma, mas daí não seria o Coldplay que se tornou hoje.
Comentários
Postar um comentário