Pular para o conteúdo principal

Por que me apaixonei pela Harley Quinn?


De tanto ver cenas de Esquadrão Suicida (vi o filme duas vezes e perdi a conta dos trailers) e de me apaixonar sem cerimônias pela Harleen (Arlequina) quis entender um pouco os motivos dessa personagem seduzir a mim (e a tantos outros) e cheguei a alguns pontos.

1 - Antes de tudo a personagem é uma clown e nisso o trabalho da atriz Margot Robbie é bastante significativo, nem toda atriz tem essa veia cômica,  ingênua e transparente. Um exemplo é quando ela quebra uma vidraça para roubar um objeto. O soldado Flag (supervisor do Esquadrão) a questiona, por que não tem o menor sentido ela fazer aquilo, eles estão no meio de uma missão para "salvar o mundo" e ela preocupada em roubar objetos?! Ela responde comicamente "We are a bad guys, it's what we do.", (Somos maus, é o que fazemos.), uma típica cena clown.

2 - A make também é sutilmente cômicabatomsombra em algumas cenas borrados,  característica de "palhaça" que desaparece atrás de um figurino sexy nas cores da bandeira americana (vermelho, azul e branco).

3 - Antes de tornar - se psiquiatra Harleen, ainda na High School (Ensino Médio), era ginasta. Essa habilidade a deixa bastante circense tanto nas cenas de descontração (clown) quanto nas cenas de ação, sua performance em lutas é bastante acrobática como se fosse uma trapezista. Essa aproximação com o circo mexe bastante com o nosso lado lúdico, com uma diferença (ou duas), Harleen é má e louca.

4 - Não dá para saber exatamente por que Harleen enlouqueceu mas em princípio foi de amor. Sua vida era relativamente estruturada, tinha se formado e possuía um bom emprego, era psiquiatra no Asilo Arkham onde atendia o Coringa. Se apaixonar por ele era jogar sua vida fora e foi justamente o que ela fez. Aqui no Brasil chamamos de amor bandido, em todo caso, isso demonstra que a sua vida não era tão boa como imaginamos. O problema é que o Coringa não gosta tanto dela assim, ela acaba presa e sendo abandonada pelo partner. O Esquadrão Suicida é sua única opção de retomar o que sobrou da sua vida. Quem já "enlouqueceu" de amor sabe bem como ela se sente.

5 - A partir do momento que o Esquadrão Suicida é recrutado não há como retroceder, eles são os heróis (ou anti - heróis) e nós como público precisamos torcer por eles. Isso nos força a enxergar qualidades nos integrantes do grupo, no caso da Harleen a sua lealdade ao Esquadrão (que só perde para o seu amor ao Coringa, que não faz parte do grupo) e ao seu belo senso de humor. Seria difícil não cair de amores por ela.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...