The Dave Brubeck Quartet - Time Further Out 1961
Não sei ao certo, mas minha mãe devia ter em torno de uns quinze discos. Eles estavam abandonados num canto qualquer lá de casa, no tempo da minha adolescência (final dos anos 80). Eu já tinha comprado um ou outro título, mas certo dia bateu uma curiosidade e fui ver o que havia por ali. Confesso que não me interessei por quase nada, mas dois daqueles discos mudaram minha percepção da arte e da música para sempre.
O primeiro deles é o Time Further Out do The Dave Brubeck Quartet, foi meu primeiro contato com o Jazz. Na época eu não sabia muito bem o que era Jazz, fiquei intrigado com aquelas músicas que pareciam Rock mas não eram Rock, pareciam Blues mas não eram Blues e para meu azar o disco estava sem capa, não sabia nada sobre os músicos e nem sobre a época para poder ter uma vaga ideia do que poderia ser. Só mais tarde vim a saber que o Dave Brubeck Quartet era um dos grupos mais importantes da história do Jazz e apenas na universidade (1998 - 2002) soube quem foi Joan Miró (1893 - 1983) o artista plástico que pintou a tela da capa.
Ray Conniff - I Can See Clearly Now 1972
Na minha adolescência era "lugar - comum" falar mal de Ray Conniff, no entanto, esse "I Can See Clearly Now" me mostrou vários sucessos dos anos 70, a começar pela faixa título, do cantor de reggae norte americano Johnny Nash. Outra que conheci foi "It Never Rains in Southern California" do compositor inglês Albert Hammond pai do também guitarrista Albert Hammond Jr integrante dos Strokes. Havia também "If you don't know me by now" dos compositores Kenny Gamble e Leon Huff gravada originalmente pelo grupo Harold Melvin & the Blue Notes. Ela ficaria muito mais conhecida na versão do Simply Red de 1989, cujo guitarrista era o brasileiro Heitor TP e por fim Summer Breeze da dupla norte americana Seals and Crofts.
Dave Brubeck morreu em 2012 aos 91 anos sem nunca ter tocado no Brasil. Ray Conniff morreu em 2002 aos 85 anos ao cair em uma banheira. "It Never Rains in Southern California" foi uma das primeiras músicas que aprendi a tocar no violão. Heitor TP tocou no Simply Red de 1988 a 1996, hoje faz trilha sonora para cinema em Hollywood. Uma exposição com telas e desenhos de Joan Miró foi realizada em Curitiba em 2014.
Comentários
Postar um comentário