É provável que tenha conhecido Bento Araújo em 2003 ou início de 2004 quando ele apareceu em Curitiba com o número zero da poeira Zine com o Status Quo na capa. Na época eu cursava a Pós em Música Popular Brasileira na FAP (Faculdade de Artes do Paraná) e escrevia uma coluna sobre música no jornal Manifesto Arte chamada Phonoclub. Naquele período o mercado da música começava a dar sinais de que mudaria drasticamente, a Revista Bizz tinha encerrado as atividades em 2001 (voltou em 2005 mas acabou de vez em 2007) e começava a haver a explosão de uma nova ferramenta, o blog.
Apesar dos sinais de mudança nós como jovens sonhadores (eu tinha pouco menos de 30 anos) insistimos no modelo clássico de jornalismo musical, ou seja, em papel. Foi nesse período que realizei minha primeira matéria para o Manifesto, uma entrevista com o maestro Waltel Branco publicada em junho de 2004. O Manifesto sentiu logo os efeitos dos tempos de mudanças e fechou as portas em outubro, eu logo perceberia que não havia lugar pra mim e fui ser professor em 2005. Mas pouco antes disso através da Vinyl Club consegui enviar a entrevista para aquele carinha que pensava mais ou menos como eu que tinha acabado de lançar aquela revista sobre música em São Paulo. Ela foi publicada no número de novembro de 2004 com uma chamada na capa.
Aos poucos fui acompanhando a poeira Zine crescer e o Bento ir se tornando um dos jornalistas de rock mais respeitados do país. Em 2016 a pZ passou por uma reformulação e as edições impressas bimestralmente foram encerradas depois de 13 anos de publicações ininterruptas. Bento surgiu com uma proposta ousada, a publicação do livro "Lindo Sonho Delirante - 100 discos psicodélicos do Brasil (1968 - 1975)".
O livro foi lançado em Curitiba no último sábado (04. fev) na Feira de Discos da Boca Maldita, organizada pela Livraria Joaquim e pela Sonic Discos com o apoio do Hotel Slaviero. Curiosamente só tinha encontrado com o Bento pessoalmente uma vez lá 2003 / 2004 e agora em 2017. Fiquei muito feliz em ver que aquele garoto agora é do time de jornalistas musicais mais importantes do país.
Comentários
Postar um comentário