Pular para o conteúdo principal

A harmonia (musical) do Guns N' Roses


Em abril de 2015 escrevi um post no facebook comentando sobre a maneira de compor do Guns N' Roses, era um texto que levantava várias questões para as quais eu não tinha respostas. Em 2018 a banda lançou um edição de luxo do primeiro álbum, "appetite for destruction", com vários outtakes e pude enfim fechar parte do quebra-cabeça harmônico do Guns. Vamos ao texto de 2015:

Um pouco mais de paciência 
(considerações sobre o modo de compor do Guns N’ Roses)

"Estava ouvindo Patience do Guns N’ Roses e me dei conta de um detalhe, quando ela acaba, não termina. Depois de alguns segundos começa um pequeno trecho que diz: "Little patience, yeah..." Só agora percebo que esse pequeno trecho é uma coda! Coda é uma seção ou trecho que encerra um movimento ou peça na música erudita. Não é muito usado por compositores populares. É um diferencial bem interessante, é como aquele tempero que você usa em um prato e todo mundo gosta, mas ninguém sabe direito o que é.

Poucos dias depois caminhando pelas ruas do centro da cidade ouvi, naqueles amplificadores que ficam para fora das lojas, November Rain, também do Guns. Não escutei inteira, mas lembrei de que semelhante a Patience, November Rain também tem uma coda! Apesar da distância entre as duas, Patience está no Lies de 1988 e November Rain no Use Your Illusion I de 1991, fiquei pensando que o Guns tinha de certa forma, uma maneira de compor. Como a coda é um recurso mais da música erudita fiquei me perguntando: de onde saiu essa influência?

Pode ter sido uma influência dos Beatles, em Hey Jude o “ná – ná – ná – ná” é uma coda. Pode ter sido o Led Zeppelin também, "Stairway to Heaven" tem uma coda e em 1982 eles editaram o álbum Coda – uma coleção de músicas não lançadas durante a existência da banda, que acabou em 1980. O álbum se chamou Coda justamente por ser algo que apareceu depois do fim, alguém da banda pode ter se interessado em saber o significado da expressão... Quem vai saber?

Lembrei da biografia do Slash, lançada no Brasil em 2008. No capítulo "Nos tempos da escola" ele comenta que fez aulas de harmonia no colégio (na high school - equivalente ao nosso Ensino Médio). Era a única matéria que ele tirava A (entre 9 e 10 no nosso sistema de avaliação). Ele diz: "Nunca apliquei nada conscientemente à guitarra, mas não posso deixar de pensar que o conhecimento de notação musical que adquiri penetrou em minha mente e contribuiu de algum jeito para a minha maneira de tocar." (p.57)

Para ele compor usando uma coda teria que ter feito outra disciplina chamada análise musical, mas as aulas de harmonia podem ter influenciado sua maneira de compor, já que composição e regência ele não cursou. Não sei como era o processo de arranjo do Guns, vi que Patience foi escrita por Axl e Izzy e November Rain por Axl. Como não há biografias deles disponíveis, fica difícil saber quem fez o quê. Mas essas duas codas me parecem ideia de uma pessoa só.

Patience e November Rain foram escritas por Axl para Erin Everly filha de Don Everly dos The Everly Brothers. Axl e Erin se conheceram em 1986 e casaram-se em 1990, mas o casamento durou apenas 10 meses. O irmão de Don Everly, Phil faleceu em janeiro de 2014 aos 74 anos. Erin está com 49 anos."

Um dos outtakes lançados pelo Guns em 2018 é uma versão piano e voz apenas com Axl, foi a oportunidade que tive de saber de quem tinha sido a ideia da coda. E sim, a coda está lá, incompleta, apenas com a melodia, sem os vocais que foram inseridos depois. Então, é certo dizer que é uma característica musical de Axl Rose. Agora, como ele desenvolveu essa maneira de compor, se de "ouvido" ou tendo aulas de análise ou harmonia musical só uma biografia poderia responder. 

Ouça o outtake de November Rain com Axl Rose em piano e voz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...