Na madrugada da última sexta - feira (28 de setembro), por volta das três da manhã, acordei. Como de costume fui verificar meu Facebook no smartphone. Para minha surpresa o aplicativo tinha feito logout da minha conta e esquecida que sou não lembrava mais minha senha. Tentei algumas vezes sem sucesso e ao invés de voltar a dormir pensei, é melhor resolver isso agora porque pela manhã continuarei deslogada. Levantei e fui conferir a senha em um bloco de notas manual que tenho como back up de algumas senhas importantes. Liguei o notebook e para minha surpresa também não logava. Na verdade eu estava digitando a senha errada, quando digitei a certa, fui logada novamente, o problema é que estava acontecendo algo mais sério do que eu imaginava.
Quando estava tentando logar pelo smartphone, o facebook me pedia um email ou número de celular para me enviar um código que eu deveria usar para mudar minha senha. O problema é que meus emails mudaram, meu celular antigo foi hackeado e tive que trocar o número, ou seja, não tinha mais acesso ao email cadastrado nem ao número do celular. Sem isso eu perderia acesso a conta. A sorte é que percebi que estava usando a senha errada ao usar o notebook. Problema resolvido, voltei a dormir.
Na manhã seguinte soube que o Facebook havia sido atacado por Hackers na terça - feira (25 de setembro), as providências e a revelação do ataque só foram feitas na madrugada de sexta. Os Hackers invadiram o aplicativo através da ferramenta "ver como", uma maneira do usuário ver como as pessoas viam seu perfil. 50 milhões de contas foram hackeadas e 40 milhões foram deslogadas por precaução (quem havia usado a ferramenta durante o último ano). Ao total foram feitos logout em 90 milhões de contas, uma delas foi a minha.
Os Hackers roubaram os "Tokens de Acesso" das contas. "Tokens" são uma espécie de "chave eletrônica", eles guardam senhas por um determinado período e por isso o usuário não precisa digitar a senha toda vez que entra no Facebook. Com os "Tokens" os Hackers poderiam ter, desde acesso a tudo que você posta na conta, até assumir o controle dela. Por isso o app fez logout em todas elas, se os Hackers tentassem usar os "Tolkens" não conseguiriam, pois precisariam dos emails (e senhas) e dos celulares. O problema é que até isso ser feito se passaram três dias.
O Facebook colabora com as autoridades americanas, mas a União Européia cogita a possibilidade de cobrar uma multa da empresa de U$ 1,6 bilhões de dólares pela falha na segurança. O Governo Brasileiro até o momento não se pronunciou sobre o assunto.
Comentários
Postar um comentário