![Resultado de imagem para michael jackson](https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*Nvt3dU8U7I64HNLfuX-tcA.jpeg)
No final dos anos 1970 Michael Jackson foi à África e lá teve contato com a Makossa, um ritmo bastante popular na República dos Camarões. Quem popularizou o ritmo da tribo dos Duala foi o músico de jazz e afrobeat camaronês Manu Dibango (1933). Em 1972 ele lançou o álbum "Soul Makossa" cuja faixa título tornou-o conhecido mundialmente, dando início ao que se convencionou chamar de "world music".
Na volta aos EUA, Michael começou a trabalhar em Thriller seu sexto álbum solo, lançado em 1982 e que se tornaria o álbum mais vendido de todos os tempos. A faixa que abre o disco é " Wanna be Startin' Somethin' " e nela há um verso bastante curioso: "mamase, mamasa, mamakossa". É uma pequena variação de "Soul Makossa" de Manu Dibango que diz "mamako, mamasa, maka makoosa" cuja linha melódica é idêntica a " Wanna be Startin' Somethin' ", hoje em dia os rappers diriam que é um "sample".
Houve um acordo financeiro entre Michael e Manu Dibango, mas o músico camaronês o processou em 2009 por conta dele ter autorizado em 2007 a cantora Rihanna a utilizar justamente esse verso na faixa "Don't stop the music". Michael faleceu em 2009 aos 50 anos. Manu Dibango está com 85.
Comentários
Postar um comentário