Pular para o conteúdo principal

especial - "curso história do rock"

 

o curso de "história do rock" foi meu primeiro "grande" projeto como lúcia porto. com a ajuda da minha terapeuta comecei a trabalhar nele em março de 2018, elaborando o programa e as aulas. tinha passado os últimos seis meses do ano anterior tentando me reerguer emocionalmente, após a internação psiquiátrica, e nos primeiros meses do ano seguinte resolvi me concentrar em algo mais objetivo.

até o início do curso (21.mai) foram dois meses de bastante trabalho, desde a elaboração do cartaz à definição de quais locais o projeto seria apresentado. optei por mostrá-lo em apenas três lugares, no "transgrupo marcela prado", no "sesc (paço da liberdade)" e no "muma (museu metropolitano de arte)" da fundação cultural de curitiba.

não conhecia ninguém, em nenhum dos três lugares, a ponto de apresentar o projeto, a não ser de vista ou há décadas que não encontrava. coloquei minha timidez atroz no bolso da calça e fui ver o que conseguia. o projeto foi entregue no "marcela prado" e no "paço da liberdade", mas por algum motivo não obtive respostas. conhecia uma única pessoa no museu metropolitano de arte (muma), a cris herrera, nós tínhamos trabalhado juntas há mais de vinte anos e a via, vez por outra, mas nada além de cumprimentos a distância.

no entanto, quando a procurei, a cris não trabalhava mais no "muma". soube que ela havia sido transferida para a "rua da cidadania do boa vista". "ruas da cidadania" são órgãos criados pela prefeitura de curitiba para descentralizar os serviços públicos, existe uma "rua da cidadania" em praticamente todos os bairros da cidade. achei melhor não deixar o projeto no museu e procurar a cris no bairro da boa vista.

consegui por quatro dias (21 a 24 de maio), uma das salas da "rua da cidadania" para realizar o curso, graças a boa vontade da cris em acolher o projeto de uma recém assumida mulher trans. nessa época, tinha na minha lista de amigos virtuais a locutora betina müeller, uma das vozes mais marcantes da lendária rádio rock curitibana "estação primeira". na época ela estava a frente do programa "supersônico" na "transamérica fm" e ela soube do curso.

ela acabou organizando um bloco inteiro do programa "supersônico" (que foi ao ar em 21 de maio) com a temática do curso, divulgando o evento e sendo muito gentil comigo, mesmo sem me conhecer pessoalmente. é esse áudio que estou disponibilizando neste podcast

mas antes que você possa ouvi-lo quero dizer duas coisas que nunca disse a ninguém. primeiro, pouco tempo depois acabei discutindo com a betina pela rede e não tenho mais contato com ela, infelizmente. segundo, apesar da divulgação, via redes sociais, cartazes e rádio, não houve nenhuma matrícula e o curso não aconteceu por falta de alunos.

ouça o áudio no link: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...