waltel branco - primeira metade dos anos 50.
"waltelnianas" é uma série de três estudos para violão. estudo é uma peça, geralmente curta e sem grandes pretensões musicais, cujo objetivo é o aprimoramento técnico do instrumentista. olhando as anotações do meu diário vi que comecei a compor o primeiro estudo em 17 de outubro de 2012. fazia no mínimo cinco anos que eu não compunha (desde a sonata pra violão em mi menor) e naquele dia comecei um pequeno trecho meio por acaso, apenas em janeiro de 2013 com a peça já pronta optei pelo nome estudo para violão nº1.
brincando novamente com meu violão em 20 de maio de 2013, uma segunda – feira, fiz a seguinte anotação no diário: acabei compondo uma música nova. ficou curtinha, estava querendo tocar outra música e errei um acorde. logo percebi que tudo mudou e ouvi algo diferente e percebi que havia algo novo ali. então, fui buscando outros acordes e repetindo um pouco meu padrão de composição, até que caí num acorde que sugeriu um final. no início quis associá-la com o estudo nº1, numa espécie de 2º movimento, mas optei por deixá-la independente e ela se tornou o estudo para violão nº2." os dois estudos foram gravados no mesmo dia - 20 de fevereiro de 2014, nos estúdios da track cheio, uma pequena gravadora aqui de curitiba.
poucos dias depois (24 de fevereiro), voltei a fazer aulas de violão. não sabia bem onde queria chegar, mas em princípio, a ideia era evoluir como instrumentista e uma das minhas principais referências era o violonista waltel branco (1929 - 2018). coloquei uma das suas peças pra violão (as cores do leme) embaixo do braço e mostrei para o professor, quero tocar essa música aqui e apontei para a partitura. no início do outono, em 20 março de 2015, comecei a compor o que se tornaria o estudo para violão nº3 (em princípio se chamava "outono") que foi gravado na mesma track cheio, alguns dias depois.
somente em esse ano (2020), me deu o estalo de unir os três estudos em uma única faixa, como fiz com a "sonata em mi menor". "waltenianas" não segue o padrão de composição do seu waltel é apenas uma homenagem ao violonista falecido em 2018, aos 89 anos.
Comentários
Postar um comentário