foto: arnaldo alves - 1989
minha mãe conta que, quando se casou com meu pai de criação, no início dos anos 80, um dos primeiros passeios que fizemos foi subir na torre da telepar, no bairro das mercês, em curitiba. a telepar (companhia de telecomunicações do paraná) era a estatal que controlava o sistema de telecomunicações do estado, privatizada em 1998, hoje nas mãos de uma companhia de telecomunicações particular. a torre era um ponto turístico da cidade (não sei se ainda é aberta ao público) de onde se via amplamente a capital do paraná. no final dos anos 80, um grupo de dezenove jovens roqueiros da cidade subiu a torre da telepar para fazer uma foto de divulgação, talvez a mais emblemática do rock curitibano de todos os tempos. segue abaixo os identificados e a banda que integravam (sujeito a alterações):
da direita para esquerda, debora daroit (ídolos de matineé), rodrigo barros del rei (atrás de debora - beijo aa força), fernando tupan (ao lado da debora - ídolos de matineé), sérgio merlin (bons garotos vão para o inferno - ao lado de rodrigo barros del rei, de óculos escuros), danilo silveira (bons garotos vão para o inferno, agachado, na frente, de camisa listrada), samuel lago (pós meridion - agachado atrás, à direita), luiz antônio ferreira (beijo aa força - atrás de samuel lago, em pé, de óculos escuros, apoiado na mão esquerda), amandio galvão (ídolos de matineé - o mais alto, atrás de luiz antônio ferreira, de óculos escuros - apesar de integrar a ídolos de matineé na ocasião da foto, amandio não participou das gravações da coletânea "cemitério de elefantes"), fernando fricks (tessália, à esquerda de amandio, de óculos escuros), mola jones (pós meridion, agachado, na frente de luiz antônio ferreira), gleidston "guetho" nascimento (beijo aa força - de óculos escuros, à esquerda de luiz antônio ferreira), dado guimarães (tessalia - agachado, na frente de gleidston), rogério cordoni (tessália - de topete, à esquerda de dado guimarães), norton jede (bons garotos vão para o inferno - de óculos escuros, atrás de rogério cordoni), alexandre benatto (pós meridion - à esquerda de norton jede, sem óculos escuros), luciano cordoni (tessália - último da fila da esquerda, sem óculos escuros), paulo lago (pós meridion - primeiro à direita, em pé, de óculos escuros), rodrigo pinheiro machado (banda ? - provavelmente, o segundo à direita, de óculos escuros) e jean hansen (pós meridion - na última fila, à esquerda de fernando fricks, sem óculos escuros).
os dezenove citados participavam de cinco bandas da cidade, beijo aa força (talvez a mais famosa das cinco), ídolos de matineé (que também brigava pelo título de mais conhecida na época), bons garotos vão para o inferno, pós meridion e tessália. as bandas se organizaram para gravarem juntas em vinil, o álbum "cemitério de elefantes", a primeira coletânea de bandas autorais da história do rock em curitiba. alguns músicos (e compositores das bandas) tinham um contato estreito com a literatura, talvez por isso o álbum tenha o título "cemitério de elefantes", retirado do livro de contos homônimo do escritor curitibano dalton trevisan, de 1964.
cemitério de elefantes (1989) - coletânea de bandas curitibanas, curiosamente gravada em são paulo e lançada pela vinil urbano, selo do baterista da patrulha do espaço rolando castello júnior. segundo manoel neto, o baterista veio a curitiba propor a gravação do disco para as bandas da cidade.
fonte: museu do som independente (musin) e fonoteca da música paranaense.
foi para divulgar o lançamento da coletânea que os dezenove músicos subiram a torre da telepar para fazer a fotografia e provavelmente fazia bastante frio, devido as roupas de inverno que usavam. o fotógrafo (arnaldo alves) foi bastante competente ao conseguir um click em preto e branco, de dezenove jovens sonhadores, que não expunham nenhum instrumento musical, em um dos pontos mais altos da cidade, como que dizendo que o "céu era o limite". a foto correu a imprensa local e foi usada para divulgar a cena da cidade na revista bizz (ano 5, ed. 48) de julho de 1989. a revista era a publicação musical mais importante do país na época.
revista bizz (ano 5, ed. 48) julho de 1989 que traz a foto dos dezenove roqueiros curitibanos.
do grupo de dezenove músicos, tive o privilégio de conhecer pessoalmente e entrevistar apenas um, o guitarrista amandio galvão. foi numa entrevista que ele me disse que estava na famosa foto da telepar, fiquei curiosa em saber onde ele estava no click, pouco depois dele se identificar, ele também nomeou todos os outros.
a foto dos dezenove é daquelas fotos que nós roqueiros curitibanos, que um dia sonhamos em ser estrelas do rock, podemos imprimir e colocar num quadro, por que ao subirem naquela torre, aqueles dezenove jovens músicos disseram aos quatro cantos da cidade que nossos sonhos eram possíveis.
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