1 - Relevância da Matéria.
Eu achava que não havia motivos para explicar porque a música era importante, para mim a importância era tão grande que tinha me tornado professor. No entanto, alguns alunos não entendem isso muito bem - pode ser importante para mim, mas e para eles? Talvez não muito.
Aprendizado:
A música é importante para quem dá importância para ela, se você não dá importância ela não é importante.
2 - Para que saber teoria musical se não vou ser músico?
É verdade, o aluno não precisa saber teoria musical nesse caso.
Aprendizado:
No entanto, ele nunca vai entender uma propaganda que faça referência a uma simples clave de sol.
3 - O que eu queria do meu aluno?
Gostaria que ele tivesse acesso a tudo o que eu tinha aprendido, mas isso se mostrou inviável.
Aprendizado:
Era preciso levar o aluno de um ponto a outro, por exemplo, se ele não conseguia ouvir o baixo em uma música ele precisaria estar ouvindo ao deixar de ser aluno.
4 - O que fazer com os alunos adiantados?
Alguns alunos sabem muito, às vezes mais do que a gente.
Aprendizado:
Aprender com eles.
5 - O que fazer quando os alunos enjoam ou cansam da aula?
Motivação é algo complicado, mesmo gostando de um assunto às vezes cansamos ou enjoamos, imagine para quem não vê motivos para gostar.
Aprendizado:
Esse é um dos motivos para eu gostar de música, gostar de algo dá mais sabor a vida.
6 - Onde os alunos vão usar o que aprenderam?
Eu não tinha respostas.
Aprendizado:
Quando batemos palmas no portão da casa de alguém usamos colcheias, quando batemos palmas em "Parabéns prá você" usamos semínimas.
7 - Alguns assuntos não fazem sentido para determinado tipo de aluno.
Certa vez eu estava dando uma aula sobre campo harmônico para uma turma que nunca precisaria montar um acorde.
Aprendizado:
Existe uma linha de corte em relação aos assuntos abordados com determinado tipo de aluno, se for preciso abordar é necessário fazer analogias.
8 - É necessário um planejamento e ele precisa ser baseado no que você quer do aluno.
Fiz alguns planejamentos, mas como eu queria que os alunos tivessem acesso a tudo o que eu tinha aprendido, eles eram irreais.
Aprendizado:
Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
9 - É preciso muita experiência para trabalhar com poucos recursos.
Sem experiência e poucos recursos é preciso saber o motivo de cada passo e para isso é necessário um bom planejamento.
Aprendizado:
Deixar como está para ver como é que fica não funciona.
10 - Os resultados não podem ser vistos a olho nu.
Em geral as pessoas acham que precisam ver o resultado de uma aula que aborde a música como tema. Ele pode ser resumido a uma apresentação de um coro no Dia das Mães por exemplo. Se você não tiver uma experiência muito boa com canto coral, provavelmente a apresentação será em uníssono e todo mundo vai achar tudo mais ou menos, ninguém vai dizer nada, mas vão achar o resultado ruim.
Aprendizado:
Não é necessário apresentações, o objetivo não é formar músicos, o mais importante é que o aluno saiba a diferença entre um baixo e uma guitarra e isso não é visto a olho nu. As pessoas podem querer assistir a uma apresentação no Dia das Mães e isso pode ser feito sem muitos problemas, mas você não pode exigir resultados de balé a quem faz dança de salão.
Comentários
Postar um comentário