Pular para o conteúdo principal

10 erros que cometi dando aulas de música na escola regular.


1 - Relevância da Matéria.
Eu achava que não havia motivos para explicar porque a música era importante, para mim a importância era tão grande que tinha me tornado professor. No entanto, alguns alunos não entendem isso muito bem - pode ser importante para mim, mas e para eles? Talvez não muito.

Aprendizado:
A música é importante para quem dá importância para ela, se você não dá importância ela não é importante.


2 - Para que saber teoria musical se não vou ser músico?
É verdade, o aluno não precisa saber teoria musical nesse caso.

Aprendizado:
No entanto, ele nunca vai entender uma propaganda que faça referência a uma simples clave de sol.


3 - O que eu queria do meu aluno?
Gostaria que ele tivesse acesso a tudo o que eu tinha aprendido, mas isso se mostrou inviável.

Aprendizado:
Era preciso levar o aluno de um ponto a outro, por exemplo, se ele não conseguia ouvir o baixo em uma música ele precisaria estar ouvindo ao deixar de ser aluno.


4 - O que fazer com os alunos adiantados?
Alguns alunos sabem muito, às vezes mais do que a gente.

Aprendizado:
Aprender com eles.


5 - O que fazer quando os alunos enjoam ou cansam da aula?
Motivação é algo complicado, mesmo gostando de um assunto às vezes cansamos ou enjoamos, imagine para quem não vê motivos para gostar.

Aprendizado:
Esse é um dos motivos para eu gostar de música, gostar de algo dá mais sabor a vida.



6 - Onde os alunos vão usar o que aprenderam?

Eu não tinha respostas.

Aprendizado:
Quando batemos palmas no portão da casa de alguém usamos colcheias, quando batemos palmas em "Parabéns prá você" usamos semínimas.



7 - Alguns assuntos não fazem sentido para determinado tipo de aluno.

Certa vez eu estava dando uma aula sobre campo harmônico para uma turma que nunca precisaria montar um acorde.

Aprendizado:
Existe uma linha de corte em relação aos assuntos abordados com determinado tipo de aluno, se for preciso abordar é necessário fazer analogias.


8 - É necessário um planejamento e ele precisa ser baseado no que você quer do aluno.
Fiz alguns planejamentos, mas como eu queria que os alunos tivessem acesso a tudo o que eu tinha aprendido, eles eram irreais.

Aprendizado:
Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.


9 - É preciso muita experiência para trabalhar com poucos recursos.
Sem experiência e poucos recursos é preciso saber o motivo de cada passo e para isso é necessário um bom planejamento.

Aprendizado:
Deixar como está para ver como é que fica não funciona.


10 - Os resultados não podem ser vistos a olho nu.
Em geral as pessoas acham que precisam ver o resultado de uma aula que aborde a música como tema. Ele pode ser resumido a uma apresentação de um coro no Dia das Mães por exemplo. Se você não tiver uma experiência muito boa com canto coral, provavelmente a apresentação será em uníssono e todo mundo vai achar tudo mais ou menos,  ninguém vai dizer nada, mas vão achar o resultado ruim.

Aprendizado:
Não é necessário apresentações, o objetivo não é formar músicos, o mais importante é que o aluno saiba a diferença entre um baixo e uma guitarra e isso não é visto a olho nu. As pessoas podem querer assistir a uma apresentação no Dia das Mães e isso pode ser feito sem muitos problemas, mas você não pode exigir resultados de balé a quem faz dança de salão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os 500 nomes mais marcantes da música curitibana

joão romano nunes aka cabelo (violonista e compositor)  A abonico smith (jornalista). ademir antunes aka plá (violonista, cantor e compositor). ademir tortato (cantor, compositor). ades nascimento (cantor, compositor). adri dallo (cantora e compositora). adri grott (cantora, compositora). adri neves (jornalista, locutora). adriano sátiro bittencourt (violonista e compositor). adriane perin (jornalista). ágatha pradnik (acordeonista). aglaê frigeri (percussionista). airto moreira (baterista, percussionista). airton mann (guitarrista, compositor). alberto rodriguez (guitarrista, cantor e compositor). alceo bocchino (maestro, arranjador, pianista e compositor). aldo pallets (guitarrista). alec beraldi aka pisCes (guitarrista, cantor, compositor). alex gregorio (violonista, compositor). alexandra scotti (cantora, compositora). alexandre benato (baixista e vocalista).  alexandre bühler (cantor, compositor). alexandre kassin (compositor, produtor cultural). alexandre martins (cantor...

Seda (álbum) 2022

Não há uma linha condutora que ligue todas as canções, mas uma escuta atenta nos faz perceber toda a riqueza e beleza desse álbum. Todas as letras escritas em um português muito bem construído. O músico  Ades Nascimento , responsável pelo projeto, explica como foi o processo de produção do álbum.  " Em 2018 o Sesi publicou Edital de inscrições para o Núcleo de Música, com as participações  do maestro Isaac Chueke , e dos produtores e compositores Vadeco Schettini e Alexandre Kassin . O Edital ofereceu 12 (doze) vagas para duas semanas de "vivência" na Casa Heitor Stockler e Estúdio Astrolábio. Foi através desse Edital que conheci Luque Diaz . Músico e produtor de uma nova geração (comparada à minha) com excelente conhecimento de produção musical. Multi instrumentista. Conhecedor de ritmos da cultura brasileira, africana e de outras nações, imediatamente rolou uma sintonia entre minhas composições e suas audições. Ao final dessa vivência submeti o projeto sedA - Ades ...

Lado A Discos entrevista Nélio Waldy (Nelinho)

1 - Fale um pouco sobre a sua carreira musical pra quem não conhece seu trabalho. Comecei no final dos anos 70, no início dos 80 tínhamos uma dupla folk chamada "Zepelin e Nélio" , eu e o Marquinhos , que é irmão do Reinaldo Godinho (importante compositor e cantor paranaense). Uma música que gravamos, chamada "cowboy americano" , tocava direto no programa que o Maki Maru tinha na Rádio Iguaçu (a rádio era uma das líderes de audiência em Curitiba , ficou no ar por trinta e um anos e desde 1968 era parte do grupo do empresário Paulo Pimentel . Foi fechada em 27 de maio de 1977 pela Ditadura Militar por ordens do então Presidente da República Ernesto Geisel, sem qualquer justificativa).  Em 82 formei o "Grupo Dharma" , que tinha uma pegada mais prog (progressiva). Como guitarrista acompanhei, alguns artistas locais e também fui baixista de baile. Em seguida formamos o "Sinal Verde" e a "Primata Embriagae" , que mais tarde vi...