Per amore lançado pela Zizi em 1997 é um disco que tem um pé na ópera, quer dizer, no canto lírico por que ópera é outra coisa... Mas você entendeu o que eu quis dizer. Ela tem uma influência erudita e estudou composição e regência na UFBA (Universidade Federal da Bahia), sem concluir. É o trabalho que ouço mais próximo do canto lírico.
Eu não gosto de ópera, de canto lírico em geral, mas respeito quem gosta. No meu caso é ignorância mesmo, sei pouco sobre o assunto, o básico do básico. Ópera é uma história, é a junção do teatro com a música, é mais ou menos isso, cheia de personagens e tudo mais. Per amore não é uma ópera mas é estruturado mais ou menos como se fosse. Zizi é descendente de italianos de Nápoles e o disco é uma homenagem aos seus antepassados que vieram para o Brasil como imigrantes.
As gravações são todas em italiano e as canções napolitanas escolhidas para o álbum mais ou menos descrevem as agruras dos imigrantes no novo mundo. É o enredo de uma possível ópera e os personagens são todos os antepassados, é o que costuma - se chamar de álbum conceitual. Zizi é mezzo soprano e conduz o álbum de maneira magnífica.
Comentários
Postar um comentário