Enfermeiras da FEB em Pistoia na Itália - mar/1945.
As Enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foram as primeiras Mulheres a ingressar oficialmente no Exército Brasileiro. O Quadro de Enfermeiras da Reserva do Exército foi criado em 15 de dezembro de 1943 pelo então Presidente da República Getúlio Vargas. Na verdade o Quadro de Enfermeiras foi criado por exigência do 5º Exército Americano, do qual a FEB fazia parte, por que suas enfermeiras estavam cansadas e os brasileiros precisariam ter as suas próprias. Foram enviadas para a Itália 73 mulheres. Todas receberam a patente de 2º Tenente.
Enfermeiras da FEB em Pistoia na Itália.
(da esq. p/ dir. Ondina Miranda de Souza, Silvia de Souza Barros e Virginia Maria de Niemeyer Portocarrero)
Réplica do uniforme das Enfermeiras da FEB.
Museu do Expedicionário.
Aqui do Paraná foram oito mulheres, Hilda Ribeiro, Guilhermina Gomes, Virgínia Leite, Maria Suarez, Acácia Cruz, Wanda Majewski, Edith Fanha e Jaci Cheves. Pelos diários das duas primeiras, mais entrevistas de Virgínia, soube-se que os primeiros treinamentos das Enfermeiras aconteceram no Parque Barigui em Curitiba. Depois do fim da Guerra e de volta ao Brasil, Virgínia Leite foi uma das fundadoras da Legião Paranaense do Expedicionário e do Museu do Expedicionário atuando como diretora social por mais de 50 anos. Virgínia foi a última Enfermeira da FEB a falecer. Nasceu em Irati - PR e morreu em Curitiba aos 95 anos em 05 de janeiro de 2012.
Virgínia Leite.
Enfermeira da FEB.
Ontem foi Dia do Soldado e esse post é uma homenagem as primeiras Mulheres Soldados do Exército Brasileiro e também as primeiras Oficiais. À elas todas as minhas saudações.
Lúcia Porto
Lúcia Porto
Comentários
Postar um comentário